Nova empresa testa linhas do transporte público em Pouso Alegre

Magson Gomes / 17 dezembro 2018

Os testes estão sendo feitos em linhas previstas no edital para serem operadas com micro-ônibus. O objetivo é verificar se essas linhas poderão ser realmente atendidas por esse tipo de veículo. ASSISTA VÍDEO ABAIXO.

Desde a semana passada, algumas pessoas que usam o transporte público em Pouso Alegre estão andando em micro-ônibus da empresa Expresso Planalto, que venceu a licitação do transporte público na cidade e assumirá o serviço em 2019. Por enquanto, os veículos que estão rodando em alguns bairros estão em fase de teste e faz parte do processo de transição.

A reportagem do Terra do Mandu falou com Rafael Vilela que é consultor independente no processo de transição. Segundo ele, são quatro veículos que testam o funcionamento das linhas que estavam previstas no edital da licitação para serem operadas com micro-ônibus, considerando a quantidade de passageiros que utilizam o transporte público. Durante o período de teste, os veículos rodam por itinerários diferentes.

A fase de teste serve para a empresa que venceu a licitação ter a certeza se deverá comprar os 13 micro-ônibus para atender essas linhas. Ou, caso seja verificado que o número de passageiros é maior do que o previsto, a empresa se vê obrigada a colocar ônibus normal para atender a demanda.

“Está testando as linhas para ver se o que foi exibido em edital, de 13 micro-ônibus, se adequa à cidade. Então, está fazendo um teste para não fazer uma compra errada”, explica Rafael Vilela.

Empresa assume em março

A empresa Expresso Planalto deve assumir o transporte público em Pouso Alegre em março do ano que vem. O contrato de concessão do serviço por 20 anos foi assinado com a prefeitura na semana passada. Após a assinatura, a empresa teria seis meses para adquirir os novos ônibus, contratar e treinar pessoal. Porém, o diretor da Expresso Planalto garantiu que esse tempo será reduzido pela metade.

LEIA TAMBÉM:

Daqui 90 dias nova empresa deve começar a operar no transporte público de Pouso Alegre


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas