Saúde

Hospital Samuel Libânio inaugura novas alas de oncologia, pronto socorro e laboratório

Magson Gomes / 12 dezembro 2018

Essas são as primeiras obras entregues pelo novo Conselho Diretor da FUVS que assumiu em setembro.

Na manhã desta quarta-feira (12) foram inauguradas novas obras em três setores do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre. A Oncologia ganhou uma área de recepção e sala de assistência social, onde os pacientes aguardam o momento de ar início às seções de quimioterapia e radioterapia e as famílias e paciente têm acompanhamento exigido por lei; o Laboratório de Análises Clínicas foi revitalizado, com melhor aproveitamento dos espaços para prestação dos serviços de exames; e o Pronto Socorro foi ampliado, havendo agora uma divisão de locais para atender os pacientes, de acordo com a gravidade de cada situação, seguindo o Protocolo de Manchester que faz uma classificação dos casos por cores.

O evento de inauguração reuniu diretores da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do Hospital, além de funcionários do próprio HCSL e diversas autoridades locais.

O presidente da FUVS, José Walter da Mota Matos, destacou que a responsabilidade social da entidade é muito grande, pois atende a 153 municípios do Sul de Minas, com população estimada de 1,5 milhão de habitantes. Ainda de acordo com o presidente, em setembro, assim que tomaram posse no Conselho Diretor da fundação, viram os setores que necessitavam de melhorias urgentes no hospital.

“Num trabalho árduo, de muita dedicação e empenho, nós conseguimos revitalizar essas três áreas. É um trabalho de equipe que nós estamos conseguindo dotar o Hospital Samuel Libânio da estrutura necessária para prestar um bom serviço para a população de Pouso Alegre e região”, afirmou José Walter.

As ampliações foram feitas, de acordo com o presidente da FUVS, utilizando recursos de doações da comunidade regional e com investimento próprio, racionalizando os custos. Os valores investidos não foram divulgados.

Adriana Líbia teve câncer de mama e câncer de pulmão e há seis anos faz o tratamento no Hospital Samuel Libânio. Ela diz que o atendimento é muito bom e que só tem a agradecer. “Se não fosse esse hospital, acho que eu não estava mais aqui. Já fiz cinco cirurgias. Não tenho nada a reclamar, cada dia está melhor o atendimento. Só tenho a agradecer as pessoas que trabalham aqui e a Deus, por eu estar viva até hoje”.

Outras declarações

O diretor técnico do HCSL, Alan Nascimento Paiva, agradeceu o Conselho Diretor pelas melhorias feitas e diz acreditar que outras coisas boas virão pela frente.

Lucas Silveira, conselheiro da FUVS, destacou que esse é o primeiro trabalho da nova gestão e que tem o compromisso de cuidar bem do hospital que cuida da vida de muitas pessoas. “Nosso conselho aqui, estamos imbuídos de trabalhar para trabalhar em prol da comunidade do Sul de Minas”.

Vice-presidente no Conselho Diretor, Elieser Castro e Paiva, conta que, com a ampliação no setor de Oncologia foi possível antecipar para este ano ainda a agenda de atendimento de pacientes que seriam em 2019. Elieser ainda citou que o laboratório revitalizado tem melhores equipamentos da região e profissionais qualificados. Ele também explicou que, com a criação do anexo I do pronto socorro, os pacientes serão atendidos mais rapidamente.

O reitor da Univás, Antônio Carlos Brandão, falou que as melhorias vão contribuir, não só na qualidade no atendimento dos pacientes, mas também dando melhor estrutura para o ensino das faculdades da área médica da instituição.

O vice-prefeito de Pouso Alegre, e deputado estadual eleito, Dr. Paulo Valdir, também participou do evento de inauguração das ampliações no hospital e afirmou que vai atuar para garantir mais investimentos para o HCSL.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas