Ela surpreendeu ao topar pedido de alunos do curso de publicidade. Eles também estavam de pijamas na apresentação de projeto final.
Tem muita gente por aí que adoraria ir para o trabalho de pijama, não é mesmo? Pois em Pouso Alegre, no Sul de Minas, uma professora universitária não perdeu tempo e foi trabalhar literalmente de pijama. A ocasião foi nesta terça-feira (27). A atitude surpreendeu estudantes e outras pessoas que acompanharam a performance.
Mas, não é algo típico da profissional, nem resultado de um desafio ou de uma mudança nos hábitos da docente. A professora Hellen Patrícia Morais Fonseca foi convidada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) a usar o traje para presidir uma banca de Projeto Experimental, o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
A professora Hellen explica que o convite para usar o traje foi feito assim que os acadêmicos confirmaram que a empresa objeto do trabalho seria uma fabricante de pijamas, de Borda da Mata, cidade famosa por esse tipo de confecção. “Eu nem titubeei. Topei na hora, já que costumo vestir a camisa das equipes que oriento e já havia presidido uma banca de TCC com uma enorme tatuagem fake e outra vestida de roqueira, com direito a guitarra e performance”.
No episódio desta terça-feira, o interessante foi que plateia não se conformou quando foi revelado que a professora, os outros dois professores avaliadores que compunham a banca e toda a equipe de estudantes que estava apresentando o Projeto Experimental estavam vestidos com pijama. “E essa era a proposta. Mostrar que existem pijamas que não parecem pijamas. Se você coloca uma combinação com blazer ou outra peça, aí que ninguém percebe mesmo”, avalia a professora.
Na foto: Prof. Marcelo Crispim, membro da banca avaliadora, o acadêmico Lincoln Maia, a acadêmica Fabiana Viana, Profa. Luciana Pereira Rezende, membro da banca avaliadora, a acadêmica Sabrina de Souza, Profa. Maria Lucia Saponara, ex-docente do curso (única que não está de pijama), a acadêmica Júlia Mara da Silva e a Profa. Hellen, orientadora da equipe.(Foto: Biia Gomes)
“Após o fim da banca, recebi inúmeras mensagens de alunos, ex-alunos e de pessoas que souberam do ocorrido, todas curiosas a respeito da veracidade do que viram ou ouviram dizer. É, não é história de pescador”, brinca Hellen.
No caso da professora de Pouso Alegre, usar pijama em um evento solene e aberto ao público até que fez sentido. Isso porque a empresa atendida pelo grupo de orientandos da docente é uma fábrica de pijamas.
Na Publicidade, este trabalho de conclusão de curso consiste em coletar informações sobre uma empresa real da região e sobre o mercado em que ela atua, elaborar pesquisas e, a partir de todos esses dados, realizar um diagnóstico e um planejamento de Comunicação para a empresa. Os estudantes universitários simulam o funcionamento de agências de Publicidade, também efetuam tudo o que é necessário para que o planejamento elaborado possa sair do papel, a exemplo de orçamentos.
A representante da confecção acompanhou a apresentação no salão de eventos da Univás e se surpreendeu com o resultado da análise feita pelos estudantes. “Surpreendeu muito. Eles aprofundaram ao máximo para trazer o melhor”, diz Raiane Brandão.
Raiane também conta que alguns pontos mostrados como deficiência da empresa serão corrigidos. Um deles é, exatamente, explorar mais a comunicação sobre esses trajes usados por professores e alunos que nem de longe lembra pijamas.
“Nossa empresa tem esse propósito de fazer pijamas que as pessoas possam usar para sair de casa também e ser confortável. Isso está no nosso DNA. A empresa também segue as tendências da moda do momento em cores e estampas. Então, a pessoa pode ir à padaria, supermercado e outros lugares de pijama tranquilamente”, diz Raiane.
O dia em que a professora Hellen se transformou em roqueira para atender seus alunos (Foto: Alef Sampaio)
Caso parecido
No ano passado, a diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, deu entrevista à afiliada da Globo no Paraná trajando roupas que foram confundidas com pijama pelos telespectadores. Logo, ela viu sua entrevista na TV ser viralizada.
Cenas da entrevista foram compartilhadas por milhares de pessoas e a Diretora do Procon acabou sendo novamente entrevistada, desta vez, para explicar que tem o costume de se vestir daquela forma. De acordo com Cláudia, ao contrário dos vários memes criados por anônimos, ela não havia acordado e seguido direto para a emissora de TV.
Recentemente, várias celebridades brasileiras e internacionais ganharam destaque na imprensa por irem a eventos trajando roupas que imitam pijamas masculinos ou camisolas.
Marcas mundialmente famosas entraram na onda e lançaram peças que são facilmente confundidas com trajes de dormir.
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