Cristo Redentor de Pouso Alegre perde pedaços e apresenta rachaduras

Magson Gomes / 13 novembro 2018

Prefeitura diz que emitirá laudo sobre situação de monumento. Em maio, reportagem do Terra do Mandu já denunciava abandono do complexo que era para ser atração turística da cidade.

A estátua do Cristo Redentor em Pouso Alegre está em situação crítica. É o que mostram fotos feitas no último domingo (11) pelo técnico mecânico Lincoyán Fernando Reyes Olate. O monumento está cheio de trincas e pedaços já se desprenderam e caíram.

Lincoyán é chileno e mora no Brasil há 40 anos. Ele é montanhista e diz que ama e cuida da natureza. Lincoyán utilizou um drone para fazer as fotos. “Precisava mostrar à população do eminente perigo. Deixo claro que minhas divulgações de imagens são para alertar a todos os visitantes devido em que a estrutura da estátua do Cristo se encontra hoje”, diz ele.

Cabeça do Cristo de Pouso Alegre com trincas e partes de concreto já se soltaram. (Foto:Lincoyán Fernando Reyes Olate)

A situação é mesmo preocupante. O concreto que reveste a estrutura de ferro está cheio de rachaduras. Uma placa de concreto do dedo indicador direito se desprendeu e caiu há alguns meses. A cabeça da estátua está repleta de trincas. Os braços e tronco do Cristo Redentor também não estão a salvo. As fendas abertas expõem a estrutura de ferro, aumentando a rapidez da corrosão.

Em maio, quando se comemorou o Dia Nacional do Turismo, o Terra do Mandu trouxe uma reportagem sobre a situação de abandono do que seria um dos poucos pontos turísticos de Pouso Alegre.

O Monumento do Cristo foi inaugurado há quase 20 anos para ser o principal ponto turístico da cidade. O mirante, com 1.200 metros de altitude, teria infraestrutura completa com lanchonete, sanitários, estacionamento, rampa para voo livre. Mas, por enquanto, só está de pé o monumento de 33 metros de altura.

Cristo de Pouso Alegre. (Foto: Lincoyán Fernando Reyes Olate)

Quem visita o local lamenta a situação de abandono. O representante comercial, Leonardo Tadeu, foi ao local com a namorada e as duas filhas. Foi a primeira vez que ele esteve no mirante e não pretende voltar e nem indicaria para os amigos. “É uma judiação esse abandono. Nem pode ser chamado de monumento. Minha filha chegou perguntando se tinha parquinho. Não indicaria para um amigo vir aqui. Muito triste”, disse.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A prefeitura de Pouso Alegre diz que avalia a situação da estátua do Cristo e um laudo será feito.

“Uma equipe da Superintendência de Defesa Social da Prefeitura de Pouso Alegre esteve no local na tarde desta segunda-feira (12 de novembro), para verificar as condições e situação em que se encontra a estátua do Cristo Redentor. A Prefeitura vai tomar providências após avaliação e emissão de laudo técnico”, diz nota enviada à redação do Terra do Mandu.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas