Notícia

Pouso Alegre é uma das melhores cidades para fazer negócios no Brasil, aponta ranking

Magson Gomes / 09 novembro 2018

Em Minas, Pouso Alegre ficou em 2º lugar, atrás apenas de BH. No ranking nacional a posição é 29º lugar. 42 indicadores socioeconômicos e de infraestrutura foram analisados.

Pouso Alegre é uma das melhores cidades do Brasil para fazer negócios. É o que apontou um ranking encomendado pela revista Exame, especializada em economia e negócios. Segundo a consultoria, a cidade do Sul de Minas é a 29ª cidade do país para fazer investimentos. Em Minas Gerais, Pouso Alegre fica atrás apenas de Belo Horizonte, 8ª colocada.

O estudo encomendado pela revista analisou 42 indicadores nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Foram verificados qual é a renda média do trabalhador formal, a renda per capta no município, e outros indicadores socioeconômicos e de infraestrutura nas áreas de educação, segurança e saúde. A atração de novas indústrias e tempo médio para abertura de empresa nas cidades que participaram da pesquisa também são analisados.

Grandes indústrias farmacêuticas e de logística foram atraídas para Pouso Alegre devido a localização estratégica do município, cortado por cinco rodovias. A cidade localiza-se no entroncamento da BR 381 (Rodovia Fernão Dias) com a BR 459, a 200 km de São Paulo, 373 km do Rio de Janeiro e 395 km de Belo Horizonte, considerados os eixos econômicos mais importantes do país.

Para o presidente da Regional Sul da FIEMG, Sebastião Rogério Teixeira, a vinda de grandes indústrias para Pouso Alegre atrai mais investimentos para a cidade e faz ganhar destaque nesse cenário. Em entrevista à EPTV, Teixeira disse que onde grandes indústrias instalam, as demais são atraídas, até sem conhecer a infraestrutura local, “Se tal indústria está localizada lá, é porque lá tem condições da gente se desenvolver. Então, isso é o principal que faz com que as demais empresas venham para cá”, afirmou o presidente da FIEMG Sul de Minas.

Pouso Alegre no ranking da revista Exame. (reprodução revista Exame)

Para o prefeito Rafael Simões, a notícia faz jus ao grande potencial industrial e comercial de Pouso Alegre, associado à privilegiada posição geográfica e oferta de mão de obra qualificada. “Há ainda o sério trabalho e grande empenho da administração em trazer novos investidores que ofereçam empregos de qualidade e renda para a população”, afirma.

A cidade que mais cresce no Sul de Minas

Pouso Alegre foi a que mais cresce em número de habitantes, entre as 10 maiores do Sul de Minas, segundo dados divulgados pelo IBGE. A cidade caminha para ser a maior do Sul de Minas, e uma das maiores do interior do estado nos próximos anos.

A chegada de novas indústrias, a construção civil, a vinda de empresas de logística, universidades, entre outros serviços, tem atraído novos moradores a cada dia.

Na estimativa populacional de 2018 do órgão de estatísticas, Pouso Alegre está com 148.862 habitantes. Desses, 1.725 chegaram do ano passado para cá. No último censo de 2010 eram 130.615 pessoas na Terra do Mandu. São nada menos que 18.247 moradores a mais em oito anos. Prova disso são os prédios e bairros novos que surgem em vários cantos da cidade.

Maior economia

Pouso Alegre já é a maior economia do Sul de Minas. O último dado do Produto Interno Bruto (PIB) é de dezembro de 2017 e tem como referência o ano de 2015.

Na soma de todas as riquezas produzidas em cada município, Pouso Alegre alcançou R$ 6,55 bilhões, e pela primeira vez, desde que começou a série histórica do IBGE, aparece como a maior economia da região, superando Poços de Caldas.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas