Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Ladrões furtam acessórios de túmulos no cemitério de Pouso Alegre

Placas de bronze, imagens, alças de túmulos e outros acessórios têm sido levadas por ladrões.

Com o Dia de Finados se aproximando, muitas famílias vão até o cemitério para fazer a limpeza dos jazigos onde estão sepultados seus entes queridos. Mas, para algumas dessas famílias a situação em que elas encontram os túmulos é motivo de tristeza. É que ladrões têm entrado no Cemitério Municipal de Pouso Alegre para praticar furtos de peças, principalmente em bronze.

A professora Sandra Domingues esteve no local no último domingo para visitar o túmulo da família, onde estão sepultados o pai, o sobrinho e o filho dela. Mas, ao se aproximar dos jazigos, veio a decepção e perceber que as placas de bronze com a identificação do pai e do filho dela tinham sido furtadas. As argolas das tampas de mármore e vasos de flores já tinham sido levados em outras épocas.

“Mas agora tirar as placas com os nomes dos nossos entes queridos é extrapolar. Quanta falta de respeito!! Reclamei com um funcionário sobre o ocorrido e ele me disse que esses vândalos, ladrões entram no cemitério à noite e fazem o que querem, pois não há vigia nesse horário”, escreveu Sandra em seu perfil na rede social.

Placas de bronze levados dos túmulos ( Foto: reprodução Sandra Domingues)

A professora ainda pediu providência das autoridades: “Peço ao secretário de obras e ao Sr. Prefeito Rafael Simões que tomem as providências necessárias colocando cerca elétrica, arames, cachorros para vigiar à noite ou então levantando o muro do cemitério para que situações como essa parem de acontecer; pois não só o túmulo de minha família foi desrespeitado e danificado, há vários outros túmulos na mesma situação. Estou muito revoltada com tamanha falta de respeito. As pessoas perderam totalmente o senso de humanidade. Estou muito triste”, lamento.

Placas são arrancadas e deixadas pelo caminho

Na tarde desta segunda-feira (22) nossa reportagem esteve no cemitério e verificou que alguns túmulos estão com a marca da placa arrancada. Duas senhoras que visitavam túmulos de parentes também informaram que já trocaram as placas algumas vezes e foram orientadas a mandar fazer a identificação de inox, menos valor para os ladrões.

O funcionário do cemitério mostrou um cômodo onde são guardadas placas que os vândalos arrancam e largam pelos corredores, entre túmulos. São dezenas dessas placas feitas em bronze. A administração do cemitério recolhe e guarda para entregar às famílias, que vão fixa-las de volta.

Até uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, pesando cerca de 30 kg, foi arrancada de algum túmulo e recolhida pelos funcionários do cemitério.

Imagem em bronze arrancada de um túmulo e deixada próximo ao muro do cemitério (Foto: Terra do Mandu)

O que diz a prefeitura

A prefeitura informou, através de nota enviada pela Assessoria de Comunicação, que, “por se tratar de furto, os reclamantes são orientados a registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Militar”.

A nota diz ainda que “o cemitério conta com a Guarda Municipal, que, durante o dia faz rondas internas periódicas no local. À noite, são realizadas rondas motorizadas no entorno do cemitério”.

Segundo a prefeitura, “a Secretaria Municipal de Obras vai iniciar, ainda nesta semana, a instalação de concertina espiral de aço sobre o muro do cemitério. A medida visa proporcionar mais proteção e inibir a entrada de vândalos.


[metaslider id=”4967″]