Ônibus sem cobrador gera reclamação de passageiros em Pouso Alegre
Magson Gomes / 24 agosto 2018
Empresa informou que medida foi tomada em sete linhas, sem prejuízo ao embarque. Vídeo mostra que próprio motorista faz a cobrança da passagens nessas linhas.
Desde o início da semana, alguns ônibus do transporte público em Pouso Alegre estão rodando sem o tradicional cobrador. Passageiros entraram em contato com a reportagem do Terra do Mandu para contar que é o próprio motorista que tem feito a cobrança das passagens nessas linhas, o que gera um tempo de parada maior em cada ponto. Uma passageira enviou um vídeo que mostra a cadeira do auxiliar de viagem vazio e o motorista, ao fundo, recebendo a passagem.
Leia o que diz a empresa após o vídeo.
O que diz a empresa
A Viação Princesa do Sul, através de sua assessoria de comunicação, enviou uma nota de esclarecimento à redação do Terra do Mandu.
Segundo a nota, a medida foi tomada após um levantamento da demanda e fluxo de passageiros. E que, nas linhas em que os cobradores foram retirados, os usuários podem ser atendidos, em alguns horários, sem prejuízos no embarque. A empresa diz que segue o mesmo modelo já utilizado em grandes capitais e centros urbanos e que a tendência é a automação do embarque, através do cartão de bilhetagem, já disponível para os passageiros.
Ainda na nota de esclarecimento, a empresa informa que não houve demissão dos auxiliares de viagem. “A empresa já está fornecendo qualificação aos cobradores para, no futuro, serem alocados em novas funções, tais como: mecânica, motorista, controlador operacional e gestão de qualidade. Apenas aqueles cujo perfil não se enquadra nestas funções poderão ser dispensados”.
A empresa orienta que os passageiros passem a utilizar o Cartão de Bilhetagem Eletrônica. Segundo a Princesa do Sul, o serviço agiliza o embarque, dá mais segurança ao usuário, como no caso de perda ou extravio poder solicitar uma segunda via, sem perder os créditos, além de minimizar os assaltos, por ter menos dinheiro em espécie circulando nos veículos.
Licitação do transporte público acontece na próxima semana
A Viação Princesa do Sul presta o serviço de transporte público em Pouso alegre há mais de 30 anos. Atualmente, a empresa opera através de um “contrato de prestação de serviços continuado”. Esse é o termo usado pela prefeitura para explicar que a empresa fica na cidade até que a licitação para o transporte público seja concluída. O contrato da licitação feita em 2008 teve duração de 10 anos e terminou em abril. Porém, o novo processo licitatório ainda está em andamento.
A licitação ocorreria em maio passado, mas, cinco empresas interessadas no processo entraram com pedido de impugnação do edital por conter critérios mal justificados, contradições e até possível direcionamento do certame. O processo foi suspenso.
O edital passou por correções e foi republicado em julho. A abertura das propostas e análise de documentos das empresas concorrentes está marcada para o próximo dia 29 de agosto, quarta-feira da semana que vem.
Empresa vencedora só em 2019
Com os prazos de recursos previstos no edital, mais o período de seis meses para adequação de quem ganhar a licitação, a empresa vencedora começará a operar no município em 2019.
O edital da licitação para o transporte público prevê que a empresa vencedora terá contrato de 10 anos, com valor estimado de R$ 157 milhões. O contrato poderá ser renovado por mais 10 anos.
[metaslider id=”4967″]
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu