Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Mutirão de cirurgia de catarata atende 100 pessoas em Pouso Alegre

Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre diz que fila de espera foi zerada com mutirão de cirurgia.

Voltar a martelar sem acertar o próprio dedo. Essa é uma das vantagens já vista pelo aposentado José Pedro Barbosa que operou de catarata o olho esquerdo. Nesta segunda-feira (06), o aposentado era um dos 100 pacientes que participam do mutirão para realizar a cirurgia no segundo olho. “Eu penso que vai clarear mais. [Ter a vista de volta] é tudo neh. Porque sem visão como que faz? Ultimamente eu ia bater um prego eu pregava mais o dedo que o prego”, conta seo José Pedro que já consegue andar e ler sem óculos.

A cirurgia de catarata dura, em média, 10 minutos e, dependendo do caso, o paciente já sai da sala com a visão melhorada, conta o cirurgião oftalmologista Hernani Dias de Souza. Mas o prazo de recuperação do pós-operatório é em torno de 3 a 15 dias para o paciente voltar a enxergar melhor. O médico diz que, apesar de rápida, é uma cirurgia complexa porque todos as etapas precisam dar certo. “É uma cirurgia que a tecnologia tem nos ajudado bastante nos últimos anos. Ela tem se tornado rápida e, o mais importante, segura”.

Como é o procedimento da cirurgia de catarata.

O oftalmologista explica que a principal causa para o surgimento da catarata é a idade. Com o passar dos anos o cristalino natural do olho vai ficando opaco, perdendo a transparência. A cirurgia é o procedimento de retirar esse cristalino opaco e colocar uma lente artificial no lugar. “A pessoa vai perdendo a visão ao longo dos anos, passa a enxergar muito pouco ou até nada, dependendo do tipo de catarata. E a cirurgia nada mais é do que a substituição desse cristalino opaco por uma prótese”, diz Hernani Dias.

Zerando a fila

Com o procedimento realizado no segundo olho desse grupo de 100 pacientes a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre diz que zerou a fila das pessoas agendadas para receber a cirurgia de catarata na cidade. “É uma honra poder dar essa notícia para Pouso Alegre visto que a gente de uma fila de quase quatro anos de espera”, diz a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira. Segundo a secretária, desde o ano passado, foram 1520 cirurgias realizadas.

A secretária pede que, as pessoas que foram diagnosticadas com catarata e ainda não passaram pela cirurgia, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Comendador José Garcia, 280, no 2º andar, para  entrar na fila e ter a cirurgia agendada. “Com a cirurgia a gente consegue restabelecer para essas pessoas uma qualidade de vida melhor. A gente também evita queda, outros tipos de acidentes. É uma forma de prevenção à saúde”.


[metaslider id=”4967″]