Saúde

Mutirão de cirurgia de catarata atende 100 pessoas em Pouso Alegre

Magson Gomes / 06 agosto 2018

Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre diz que fila de espera foi zerada com mutirão de cirurgia.

Voltar a martelar sem acertar o próprio dedo. Essa é uma das vantagens já vista pelo aposentado José Pedro Barbosa que operou de catarata o olho esquerdo. Nesta segunda-feira (06), o aposentado era um dos 100 pacientes que participam do mutirão para realizar a cirurgia no segundo olho. “Eu penso que vai clarear mais. [Ter a vista de volta] é tudo neh. Porque sem visão como que faz? Ultimamente eu ia bater um prego eu pregava mais o dedo que o prego”, conta seo José Pedro que já consegue andar e ler sem óculos.

A cirurgia de catarata dura, em média, 10 minutos e, dependendo do caso, o paciente já sai da sala com a visão melhorada, conta o cirurgião oftalmologista Hernani Dias de Souza. Mas o prazo de recuperação do pós-operatório é em torno de 3 a 15 dias para o paciente voltar a enxergar melhor. O médico diz que, apesar de rápida, é uma cirurgia complexa porque todos as etapas precisam dar certo. “É uma cirurgia que a tecnologia tem nos ajudado bastante nos últimos anos. Ela tem se tornado rápida e, o mais importante, segura”.

Como é o procedimento da cirurgia de catarata.

O oftalmologista explica que a principal causa para o surgimento da catarata é a idade. Com o passar dos anos o cristalino natural do olho vai ficando opaco, perdendo a transparência. A cirurgia é o procedimento de retirar esse cristalino opaco e colocar uma lente artificial no lugar. “A pessoa vai perdendo a visão ao longo dos anos, passa a enxergar muito pouco ou até nada, dependendo do tipo de catarata. E a cirurgia nada mais é do que a substituição desse cristalino opaco por uma prótese”, diz Hernani Dias.

Zerando a fila

Com o procedimento realizado no segundo olho desse grupo de 100 pacientes a Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre diz que zerou a fila das pessoas agendadas para receber a cirurgia de catarata na cidade. “É uma honra poder dar essa notícia para Pouso Alegre visto que a gente de uma fila de quase quatro anos de espera”, diz a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira. Segundo a secretária, desde o ano passado, foram 1520 cirurgias realizadas.

A secretária pede que, as pessoas que foram diagnosticadas com catarata e ainda não passaram pela cirurgia, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Comendador José Garcia, 280, no 2º andar, para  entrar na fila e ter a cirurgia agendada. “Com a cirurgia a gente consegue restabelecer para essas pessoas uma qualidade de vida melhor. A gente também evita queda, outros tipos de acidentes. É uma forma de prevenção à saúde”.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas