Chuva traz alívio para moradores de Pouso Alegre, mas volume ainda será baixo

Magson Gomes / 31 julho 2018

Fazia 19 dias que não caía nada de chuva na cidade e há 71 dias que não chove volume considerado significativo, acima de 10 mm.

O barulho na madrugada desta terça-feira (31) em Pouso Alegre foi de alívio para muita gente. Eram os primeiros pingos de chuva que caía na cidade depois de 19 dias de sol, poeira e ar seco. Segundo o Instituto Somar de meteorologia, uma frente fria está sobre o Sudeste e provoca chuva durante esta terça. “O volume não é significativo. Está dando 3 mm. Mas dá para ajudar na umidade, dar uma limpada no ar, uma refrescada”, conta Rebeca Fonseca, do Somar.

E foi o que sentiu a vendedora Ana Maria Rodrigues. “Foi um alívio neh. Acordei as 03h da madrugada aquele barulho de trovão, relâmpago. Muito bom. Tomara que continue para vários dias”.

Mais de 2 meses sem chuva significativa

Segundo a meteorologista, havia um bloqueio atmosférico no oceano pacífico que impedia o avanço das frentes frias para nossa região. Por isso, ficou esse tempo seco mais longo. Já são 71 dias sem chuva significativa, volume acima de 10 mm considerado que faz a diferença para a agricultura e reservatórios, por exemplo.

“A partir de agora a gente vai observar uma mudança de padrão. Esse bloqueio se desintensificou e as frentes frias vão avançar para nossa região do Sudeste com maior frequência de chuva, mesmo pouco volumosa”, conta Rebeca Fonseca.

É o que acontece já nesta semana. A frente fria de hoje já perde força e a tendência que a chuva diminua. A instabilidade provoca chuva em pontos isolados nas noites de quarta e quinta. Porém, na sexta-feira (03) a previsão é que outra frente fria chegue na região de Pouso Alegre trazendo chuva com volume parecido com o desta terça.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas