Castramóvel é usado 1ª vez para castrar cães e gatos em Pouso Alegre

Magson Gomes / 11 julho 2018

Adquirido em 2016, consultório adaptado em ônibus estava parado na garagem da prefeitura. 300 animais de famílias de baixa renda serão esterilizados nessa etapa. Interessados têm que se cadastrar. VÍDEO ABAIXO.

O ônibus coletivo adaptado em clínica veterinária começou a ser utilizado em Pouso Alegre. O Castramóvel, adquirido em 2016 pela prefeitura, está estacionado na Praça de Esportes, ao lado do Rosão, para castrar cães e gatos de famílias de baixa renda. Por enquanto, são esterilizadas apenas as fêmeas. A expectativa é que 300 animais passem pelo procedimento cirúrgico.

Geisa Julia de Carvalho, que teve a cadela Mel castrada, conta que fez o cadastro na Defesa Social, passou por uma entrevista da assistente social da prefeitura e conseguiu o serviço gratuito. “Eu tenho dois cachorros, a Mel e o Sadan, a castração previne o câncer e até mesmo pela cria, como tenho um machinho em casa, para ela [Mel]não pegar cria”, conta Geisa.

Mizael Soares foi até o local para ver o que era necessário para conseguir ter uma gata castrada. “É um negócio que veio para o bem da cidade, tendo em vista muitos cachorros, gatos soltos pelas ruas e para a pessoas que as vezes que fazer a castração e, se for para pagar, para gente que é de baixa renda, fica inviável”.

Mizael já tinha tentado em outra ocasião ter a gata castrada. Mas precisava levar até o Canil Municipal, que fica na zona rural e não teve como ir até lá. Agora, com o Castramóvel acredita que vai conseguir.

Fala do veterinário

O veterinário Renato Junqueira Rodrigues explica que o trabalho é de controle populacional de animais doméstico. “A castração de fêmeas visando o controle populacional é a única saída que nós temos para acabar com o abandono, com o sofrimento dos animais que perambulam pelas nossas ruas. Se a gente começar a castrar, castrar, uma hora vai diminuir muito o número de animais [nas ruas]”, afirma o veterinário.

Os animais que forem passar pela cirurgia tem que estar em boa saúde, em jejum de 12 horas e banho tomado. Antes do procedimento a equipe do Castramóvel ainda faz uma triagem para ver as condições do animal e seguir com a cirurgia.

Como fazer o cadastro

Quem ainda não se cadastrou, deve comparecer na Praça de Esportes, onde o Castramóvel está estacionado, com cópias do RG, CPF e comprovante de residência. O cadastro também pode ser feito na sede da Defesa Social, que fica na Avenida Abreu Lima, nº 84, no Centro. O cadastro deve ser feito pessoalmente pelo proprietário ou tutor do animal. Mais informações: (35) 3449-4317.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas