Festa da Fogueira em Cachoeira de Minas é nesta sexta

Terra do Mandu / 29 junho 2018

A festa da Fogueira de São Pedro, em Cachoeira de Minas, é nesta sexta-feira (29). A programação da festa começa às 19h com procissão saindo da igreja matriz até o pátio da fogueira. Em seguida tem missa, depois quadrilha e às 22h30 tem o momento mais aguardado. É a hora de botar fogo na lenha cuidadosamente montada. Há queima de fogos, com show pirotécnico. Enquanto a lenha queima, tem show com a dupla Alysson e Adysson.

A fogueira de 30 metros de altura já está de pé. De acordo com os organizadores, essa é a maior fogueira cheia de lenha do Brasil. A lenha que forma a fogueira é puxada em carros de boi, em um evento festivo realizado duas semanas antes da festa. Os dias restantes são para montar tora por tora que forma um hexágono.

Homem trabalha na montagem da fogueira que tem 30 metros de altura e é cheia de lenha. (Foto: Prefeitura de Cachoeira de Minas)

Festejo nasceu de promessa

A fogueira de Cachoeira de Minas é erguida a mais de 40 anos.  A tradição teria começado como um pagamento de promessa. Em agradecimento à cura de uma deficiência física, um vendedor que frequentava a cidade decidiu criar a festa, em que comidas típicas eram distribuídas depois que a fogueira era acesa.

Com a morte do fundador, moradores deram continuidade ao evento e criaram a fogueira. Por questões de segurança, ela não pode ter mais do que 30 metros, mas chama a atenção por sua “arquitetura”.

A hora de acender fogueira é uma atração à parte. Um artefato, batizado de “aviãozinho”, é utilizado para botar fogo na madeira. Em seguida, tem uma queima de fogos.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas