Prefeitura faz cadastro para castrar cães e gatos
Terra do Mandu / 26 junho 2018
O programa é direcionado à famílias de baixa renda. Os interessados devem levar documentos pessoais ao Centro de Bem Estar ou na sede da Defesa Social.
Famílias de baixa renda que têm cães e gatos que precisam ser castrados devem se cadastrar em programa da prefeitura de Pouso Alegre para conseguir o procedimento de graça.
Segundo a prefeitura, os interessados devem procurar o Centro de Bem Estar Animal (CBEA) ou a sede da Defesa Social para realização do cadastro. Para isso, são necessárias apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço. A documentação passará por avaliação socioeconômica e, assim que aprovada, o agendamento será feito por telefone. “Sabemos da importância da castração para o controle populacional dos animais e reafirmamos o nosso compromisso com a causa”, explica Aylton Alves, responsável pela Defesa Social.
Ainda segundo a prefeitura, desde o início deste ano, o Programa de Castração atendeu mais de 60 famílias, com esterilização de cerca de 120 animais. Também passaram pelo procedimento 85 cães que moram nas ruas.
Para informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (35) 3449-4020 ou (35) 9.9857-0531 ou com a Defesa Social no (35) 3449-4317.
Superpopulação de animais de rua
Pouso Alegre vive o problema de superpopulação de animais de rua. Cães e gatos são vistos vagando por ruas de todas as regiões da cidade. O problema, na maioria das vezes, é que os donos dos animais não conseguem impedir a procriação dos bichos, fica sem condições para alimentar e abandona as crias em qualquer ponto. A situação já foi mostrada aqui no Terra do Mandu: Filhotes de cadela são abandonados em caixa de papelão.
Em entrevista, a diretora do Centro de Bem Estar, Roberta Carvalho, chamou a atenção a população tem que ter consciência e não jogar o animal na rua como lixo, por qualquer motivo. “Se as pessoas tiverem mais consciência, mais respeito, mais responsabilidade, nós não teremos esse problema. Uma parte da população reclama, mas outra parte faz isso. Então a gente não consegue resolver esse problema por conta dessa irresponsabilidade”, diz Roberta Carvalho.
Protetores fazem manifestação nas ruas em defesa dos animais de rua
Em março, um grupo de protetores de animais foram para as ruas de Pouso Alegre protestar contra a falta de política pública para controle da população de animais de rua.
A reivindicação era a ativação de políticas públicas para cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. De acordo com o Movimento Independente pelo Direito dos Animais (MIDA), a superpopulação desses animais só aumenta e não há nenhum tipo de controle para frear esse problema.
[metaslider id=”4967″]
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu