Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Semana de conscientização sobre o autismo é realizada em Pouso Alegre

Crianças brincam na semana de conscientização do autismo. Foto do Coletivo Brilho Azul de Pouso Alegre

Famílias de Pouso Alegre, Sul de Minas, com crianças diagnosticadas com o espectro autista se uniram para organizar uma semana de conscientização sobre o assunto. Palestras, filmes, rodas de conversas e até uma corrida de rua fazem parte da programação que teve início nesta segunda-feira, 2 de abril, quando foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Em Pouso Alegre, a abertura da Semana do Autismo foi realizada na Câmara Municipal. Durante a semana, especialistas vão debater o assunto. As atividades têm entrada franca e quanto mais pessoas participarem, melhores serão os resultados da inclusão dos portadores de autismo, avalia o Coletivo Brilho Azul, que organiza os eventos.

Veja a programação:

 

Sobre o Autismo

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2017, o autismo afeta uma a cada 160 crianças. Estudos apontam que o autismo tem a prevalência no sexo masculino, sendo que, para cada quatro casos de autismo, três se referem ao sexo masculino e apenas um para o feminino. O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente relatada pelos familiares, educadores e profissionais que estejam atendendo a criança. Paralelo a isso, utilizam-se exame psicológico e a observação dos profissionais capacitados a realizar a avaliação.

Na maioria dos casos, portadores do autismo apresentam dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, dificuldades na comunicação verbal, dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas.

Foto: Coletivo Brilho Azul de Pouso Alegre.


[metaslider id=”4967″]