Incêndio destrói mais um vagão da Maria Fumaça

Magson Gomes / 27 março 2018

Em 2013 um incêndio criminoso destruiu um vagão e atingiu um segundo. Cinco anos depois, situação se repete. Maria Fumaça é tombada como patrimônio cultural, mas não fica guarda no local. Apenas rondas são feitas.

O que estava ruim, piorou mais uma vez. E assim, a maria Fumaça de Pouso Alegre, Sul de Minas, um patrimônio histórico e cultural da cidade, vai sumindo em meio ao descaso e abandono. Na noite desta segunda-feira (26) um incêndio consumiu o que restava de um dos vagões da locomotiva. Era um daqueles que estava em melhor condições para voltar a receber passageiros/turistas.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram as labaredas saindo pelas janelas do vagão. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta das 23h. foram utilizados mais de 2 mil litros de água para apagar as chamas. Mas, a destruição já tinha acontecido.

A suspeita é que o incêndio tenha sido criminoso. A perícia da Polícia Civil vai ao local nesta terça-feira para analisar a situação.

Incêndio 2013

Em 2013 outro vagão também foi queimado em um incêndio criminoso. Na época, a prefeitura estava com um projeto aprovado no valor de R$ 110 mil reais para revitalizar a Maria Fumaça. Mas o dinheiro se tornou insuficiente e o bem permaneceu no abandono. Apenas a locomotiva e um vagão receberam algumas melhorias. Nada que permitia a volta aos trilhos ou se transformasse em um espaço para visitação pública.

Assim, a Maria Fumaça, que fica às margens da BR-459, serve para abrigo de moradores de rua. Ali eles dormem, se alimentam, usam suas bebidas alcoólicas. Também há registro, segundo a Polícia Militar, de usuários de drogas.

Todo patrimônio público deveria ser vigiado pela Guarda Municipal. Mas não é bem assim que acontece com a Maria Fumaça. Após o incêndio de 2013 as rondas no local foram intensificadas e um guarda até ficou ali durante o dia. Mas a noite os vagões, a locomotiva e a pequena estação ficam jogadas à sorte. A Guarda Municipal informa que faz rondas periódicas em todos os horários.

Em entrevista no ano passado à EPTV, a superintendente Municipal de Cultura, Regina Franco, disse que a atual administração não tinha nenhum projeto para a recuperação da Maria Fumaça. Segundo Regina, a prioridade era concluir obras na cidade que estavam paradas.

“Nós não temos orçamento para mexer lá. A prioridade é terminar as obras inacabadas. No caso da cultura o teatro [fechado há mais de 3 anos para reforma], nós estamos trabalhando com o jurídico [da prefeitura] e Ministério Público. Com o tempo nós vamos chegar lá. Isso não significa que não estejamos preocupados com a situação como encontra a Maria Fumaça”, afirmou a superintendente em 2017.

A Maria Fumaça de Pouso Alegre chegou a andar sobre os trilhos entre 1997 e 2000. Era um passeio curto, de poucos quilômetros, mas que atraía muitos moradores da cidade e turistas. Hoje, além da locomotiva não se mover mais, os trilhos também já foram retirados do percurso.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas