Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Participe da 2ª Corrida Brilho Azul e seja um amigo dos autistas

Já estão abertas as inscrições para a segunda Corrida Brilho Azul de Pouso Alegre (MG). A prova será no dia 08 de abril, mês dedicado à conscientização do autismo. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março. O valor é de R$ 40 para a corrida de 10 km e R$ 30 para a caminhada de 5 km, clique aqui. Toda renda será destinada à realização da Semana do Autista, organizada pelo Coletivo Brilho Azul, que reúne pais, amigos e autistas de Pouso Alegre.

A largada para a corrida será às 08h, na Av. Dr Lisboa, em frente à Escola Estadual Monsenhor José Paulinho.

Cláudia Mendes, membro do coletivo, diz que o a corrida ajuda a dar visibilidade para algo que não é de muito interesse da sociedade, desperta a curiosidade sobre o autismo. “O principal interesse do movimento é chamar a atenção da sociedade e do poder público, proporcionar interação entre a sociedade e o autista. É uma corrida de conscientização e contra o preconceito”.

Coletivo Brilho Azul

O Coletivo Brilho Azul é formado por pais, amigos e autistas de Pouso Alegre e região. Ele começou suas atividades em 2016 para dar voz à causa Autista na cidade. Segundo os participantes do grupo, o Autismo vinha sendo tratado de formas distintas por diversos atores da sociedade.

Atualmente, cerca de 20 pessoas se reúnem semanalmente para falar sobre o assunto e buscar maneiras de conscientizar a população e valorizar o portador do espectro autista. Ainda tem os momentos de interação entre os Autistas onde é estimulado aos familiares a troca de experiências.

Grupo de pais, amigos e autistas do Coletivo Brilho Azul (foto: divulgação)

Um dos principais trabalhos é a realização da Semana de Conscientização sobre o Autismo. Através de palestras e rodas de conversa, os pais e amigos e autistas buscam a sensibilização da sociedade pouso-alegrense como um todo. Desde o familiar, o empresário, profissionais de saúde e educação e o poder público.

Para Claudia Mendes, membro do coletivo, é preciso que o portador do espectro Autista seja valorizado, “garantindo que seus direitos enquanto cidadãos serão preservados e que as conquistas alcançadas serão efetivadas tais como uma inclusão justa e efetiva, apoio terapêutico qualificado, acesso a cultura, lazer, educação, saúde e ao mercado de trabalho, entre outros”.

O Coletivo Brilho Azul busca parcerias com a comunidade terapêutica para o atendimento do portador do espectro e de seus familiares; com os cursos de ensino superior, principalmente em saúde (porém não exclusivamente), visando sempre a inserção do Autismo em suas abordagens; tem também como meta auxiliar na implantação do Senso Autista nas escolas do município; realização de eventos integrativos (encontros entre autistas, festa junina, sessões de cinema e teatro, etc)  e ainda busca dar amparo social às famílias de Autistas socioeconomicamente vulneráveis. Tais objetivos quando conquistados certamente garantirão a cidadania ao Autista, e é para isso e por isso que o Coletivo Brilho Azul trabalha.


[metaslider id=”4967″]