Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre tem duas feiras de produtos orgânicos

Para quem busca consumir frutas, verduras e legumes mais saudáveis, livre de agrotóxicos tem a opção de adquirir esses produtos direto com o produtor rural em Pouso Alegre, Sul de Minas, em duas feiras de orgânicos realizadas durante a semana, uma às quartas-feiras e a outra aos sábados.

A reportagem do Terra do Mandu visitou a feira e conversou com produtores e consumidores. Veja abaixo o vídeo e conheça um pouco mais sobre a feira em Pouso Alegre.

Cerca de 15% da população que vive nas cidades consome produtos orgânicos, segundo pesquisa do Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Apesar desse número de consumidores aumentar a cada ano, ele não é maior porque muitas pessoas alegam dificuldades em encontrar os produtos ou ainda o preço que é um pouco mais elevado do que os convencionais.

Em Pouso Alegre, o consumidor encontra produtos fresquinhos na quarta-feira, na Avenida Porfírio Ribeiro de Andrade, no bairro Fátima, perto da Box Line; e no sábado a feira é na Praça João Pinheiro, no Centro.

Feira na Pç João Pinheiro é aos sábados, sempre pela manhã.

De acordo com a pesquisa do Organis, os produtos orgânicos mais consumidos são verduras, legumes e frutas. Seis em cada dez consumidores consomem verduras orgânicas. Os legumes e as frutas são escolhas de uma em cada quatro pessoas. Entra as outras opções disponíveis ao consumidor de orgânicos estão produtos como carnes, chocolates, sucos, leites, laticínios, biscoitos, shampoos, sabonetes e tecidos.

Produção Orgânica

O sistema de produção orgânica é aquele em que as sustentabilidades econômica, ecológica e social são respeitadas. Isso significa dizer que o agricultor utiliza práticas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local.  Na produção orgânica não é utilizado agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. Além disso, são observadas as leis trabalhistas e adotadas apenas técnicas permitidas por lei.

A certificação é uma das formas de garantir a qualidade orgânica de um produto.

Esta prática agrícola preocupa-se com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas, entendendo que seres humanos saudáveis são frutos de solos equilibrados e biologicamente ativos, adotando técnicas integradoras e apostando na diversidade de culturas.

O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos, com mais de 15 mil propriedades certificadas e em processo de transição – 75% pertencentes a agricultores familiares.


[metaslider id=”4967″]