Nos últimos meses, o aparecimento de escorpiões tem tirado o sossego de moradores do bairro Colina de Santa Bárbara, em Pouso Alegre (MG). Tem morador que encontrou uma dúzia dos animais peçonhentos dentro de casa. A reportagem do Terra do Mandu conversou com moradores da rua Urias de Andrade Neto, onde há grande incidência desses bichos. Aranhas, ratos e até morcegos também apareceram por lá. Os moradores reclamam de sujeiras nas ruas e lotes vagos.
Leia também: Cobras aparecem em bairro de Pouso Alegre e morador reclama de mato tomando conta de ruas
A assistente financeira Stéfanie de Lima Ribeiro conta que no último domingo o marido quase pisou em um escorpião dentro da cozinha da casa deles. “Meu marido foi até a cozinha para tomar água, as luzes já estavam apagadas e ele estava descalço, e por muito pouco não pisou no escorpião que estava parado no meio da nossa cozinha. Tomamos um susto ao acender as luzes e ver o bicho pois, temos uma filha de 4 anos que também costuma ficar descalça e brincar no chão a maior parte do tempo e que poderia facilmente ser picada pelo animal”, diz.
O vendedor Leandro Negrão, que tem uma filha de cinco anos, também mostra os bichos que apareceram na sua casa. Na semana passada foram 12 e nesta segunda-feira apareceu mais um. “Aqui na mesma rua tem mais vizinhos que acharam nas suas casas. Na rua de baixo tem moradores que acharam também, inclusive uma achou 13 escorpiões na sua casa”.
A auxiliar administrativa Andréia Alves explica que os bichos começaram a surgir no fim do ano passado. “Mas agora estão aparecendo muito mais”, diz ela que também capturou escorpiões dentro de casa.
Com tanto escorpião aparecendo, deixa os moradores do Colina de Santa Bárbara apreensivos. “Acreditamos ser um risco muito grande para a nossa filha e para as outras famílias com e sem crianças”, constata Stéfanie Ribeiro e diz ainda que o cunhado também encontrou os peçonhentos na residência dele, quase de fundo com a casa dela.
A assistente financeira também relata a presença de aranhas, morcegos e ratos. No fim do ano passado eles capturaram 11 ratos em três dias. “Gostaríamos que as autoridades nos explicassem como fazer para diminuir a incidência dos mesmo em nossas residências para que possamos ficar mais tranquilos quanto as picadas e doenças que os mesmos possam transmitir a nossas famílias”.
Leandro conta que já entrou em contato com o setor de zoonoses da prefeitura de Pouso Alegre, mas recebeu a reposta de que nada poderia ser feito.
Sujeira no bairro
Os moradores reclamam de ruas sujas, e lotes com mato alto, de onde podem sair esses escorpiões. Tem lote que o mato está quase da altura do muro das casas.
O que diz a Prefeitura
Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pouso Alegre. A resposta é que as equipes de capina estão com programação definida para limpeza nos bairros.
Nota da prefeitura de Pouso Alegre:
Segue a programação dos serviços de capina que são executados e os programados para os próximos dias. Além desses, na sequência, todas as demandas serão atendidas.
As equipes estão alocadas em outras partes da cidade, em locais que também estão com uma demanda enorme.
A partir da próxima terça um equipe se deslocará para os bairros Jardim Olímpico, Árvore Grande, São Carlos e bairros próximos.
Na sequência, iremos atuar na Avenida Prefeito Olavo Gomes.
Temos 1 Equipe no Bairro São Joao, que seguira para o JK e Cidade Jardim e Portal do Ipiranga.
Temos 1 equipe no Jardim Yara que na sequencia seguira para Jardim Noronha, América e Colinas de Santa Barbara
Temos 1 equipe na Avenida Vicente Simões e Alberto de Barros Cobra e seguirá para Perimetral, Avenida Airton Sena (Dique I) e Dique II
Temos outra equipe se encarregado do Posto de Saude do Esplanada e adjacencias e seguira para os entornos dos Postos de saude da Faisqueira
Como pode notar, com o novo arranjo estamos atuando em todos os pontos da cidade com o objetivo de atingir a todos.
Sintomas da picada do escorpião
A picada do escorpião causa dor intensa, inflamação no local, sensação de ardência ou agulhadas, e pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suor, enjoo, vômito, dificuldade para respirar e queda de pressão. A picada pode ser ainda mais perigosa em crianças e idosos por causa da fragilidade do sistema de imunidade.
Alguns tratamento podem ser feitos em casa, mas o indicado é sempre procurar um posto de saúde mais próximo.
[metaslider id=”4967″]