Prefeitura de Pouso Alegre deverá regulamentar Uber na cidade

Terra do Mandu / 01 março 2018

Desde o início do ano os passageiros de Pouso Alegre, Sul de Minas, podem solicitar o serviço da Uber. Porém, o transporte por aplicativos ainda não tinha regras para operar no Brasil, o que garantia muitas queixas, principalmente por parte dos taxistas que consideram o serviço da plataforma uma concorrência ‘desleal’.

A partir de agora essa situação poderá mudar. É que o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) o projeto final que regulamenta os serviços de transporte por aplicativos. As exigências como placa vermelha, motorista proprietário do veículo e obrigatoriedade de autorização específica do poder municipal para cada motorista foram retiradas do texto final que segue para sanção presidencial.

Uber chega a Pouso Alegre

Porém, continua no texto a exclusividade dos municípios para regulamentar e fiscalizar esse tipo de serviço. Ou seja, os municípios não podem proibir a prestação do transporte por aplicativo na cidade, mas deve regulamentar e fiscalizar.

As regras:

Pela regulamentação aprovada pela Câmara, caberá a municípios:

Uber opera em Pouso Alegre desde janeiro (Foto: Divulgação Uber)

  • Cobrança dos tributos municipais devidos;
  • Exigência de contratação de seguro de acidentes pessoais a passageiros e do seguro obrigatório (DPVAT);
  • Exigência de que o motorista esteja inscrito como contribuinte individual no INSS.

O motorista também deverá cumprir algumas condições, entre as quais:

  • Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que tenha a informação de que ele exerce atividade remunerada;
  • Conduzir veículo que atenda a requisitos como idade máxima e que tenha as características exigidas pelas autoridades de trânsito;
  • Emitir e manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

De acordo com o texto aprovado pela Câmara, quem não cumprir as exigências pode ser enquadrado nas sanções por transporte ilegal de passageiros.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas