Biometria não é obrigatória em Pouso Alegre para as eleições 2018

Terra do Mandu / 09 fevereiro 2018

O recadastramento biométrico não é obrigatório em Pouso Alegre para as Eleições 2018. Por isso, os eleitores que não fizeram a biometria poderão votar normalmente nas eleições de outubro, desde que estejam com a situação regular com a Justiça Eleitoral.

Porém, a orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas façam o procedimento o quanto antes. Para quem quiser votar em 2018, o prazo vai até 9 de maio, mesmo prazo para que eleitores com deficiência ou dificuldade de locomoção solicitem transferência para seções de fácil acesso.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre, Milton Gonçalves Junior, o cadastro biométrico está sendo feito na medida em que o eleitor procura o cartório para algum serviço. Ainda não há prazo limite para os eleitores de Pouso Alegre se cadastrarem biometricamente, mas os que quiserem votar por meio da identificação de suas digitais em 2018 têm até maio – quando o cadastro eleitoral é fechado e só reabre após o pleito.

Como fazer a biometria

Para fazer o cadastro biométrico basta o eleitor comparecer no cartório com o título de eleitor e um documento de identificação com foto. Milton lembra que, no cartório eleitoral de Pouso Alegre, o procedimento é feito apenas para os eleitores das cidades dessa Zona Eleitoral 227 (Pouso Alegre, Congonhal, Borda da Mata, Tocos do Moji e Senador José Bento).

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Prefeito Olavo Gomes de Oliveira, 3.000, Residencial Santa Rita II, próximo ao Fórum.

Segundo o TRE, a biometria é obrigatória apenas nos municípios de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia. O prazo de 9 de fevereiro é somente para essas cidades. Quem for dessas cidades e não comparecer até a data final para o recadastramento terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.

Em Minas Gerais, a biometria só será utilizada nas eleições deste ano em 100% do eleitorado de 84 cidades. Confira todos os municípios em que o recadastramento biométrico ainda não é obrigatório.

Mais Lidas