Janeiro terá duas Superluas, a primeira foi nesta segunda e Terra do Mandu registrou

Terra do Mandu / 02 janeiro 2018

Fenômeno acontece quando a Lua está cheia e em seu ponto mais próximo na órbita da Terra

Se você não observou a Superlua deste 1º de janeiro, não se preocupe. Dia 31 o fenômeno vai se repetir. Será a última Superlua de uma série de três que começou em dezembro.

A Superlua ocorre quando a Lua está cheia e em seu ponto mais perto na órbita ao redor da Terra, o que acontece nesta segunda (1º). Esse período é chamado de perigeu, quando o satélite aparece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante, segundo a agência espacial americana (Nasa).

O perigeu da primeira Superlua de 2018 ocorreu nesta segunda, às 19h54. A Lua  cheia foi à 0h24.

O evento foi descrito pela Nasa, a agência espacial norte-americana, como a “Trilogia da Superlua”, já que o fenômeno também se repetirá em 31 de janeiro de 2018, quando será acompanhado por um eclipse total do astro. Quando o fenômeno ocorre duas vezes em um mesmo mês, ele é chamado de “Superlua Azul”.

As Superluas podem ser observadas a olho nu, mas, segundo a Nasa, é difícil para os nossos olhos fazer a distinção precisa dessas mudanças de tamanho com o satélite localizado em um lugar tão alto e em um vasto céu à noite.

Foto da Superlua tirada com o celular em Pouso Alegre (MG) – Foto: Terra do Mandu.

Registro da 1ª Superlua de 2018 (Foto: Terra do Mandu)

registro da Superlua feito pela leitora do Terra do Mandu Vanessa Santos.

Superlua em Pouso Alegre – Foto Magno Canuto

Mais Lidas