É preciso esperar um novo ano para dar novo rumo à vida?

Terra do Mandu / 28 dezembro 2017

Fechando Ciclos. Terra do Mandu entrevista o psicanalista, terapeuta sistêmico e doutor em educação médica, Aluísio Alves, que traz uma reflexão sobre as buscas das pessoas. Ele fala da cura da alma: O que é e por que esse caminho tem atraído tantas pessoas?

Cassiana Fontes para Terra do Mandu
O fim do ano é uma época oportuna para quem quer colocar a vida em ordem, planejar, estipular metas, abandonar velhos hábitos e tomar providências que tornem o caminho mais leve.

A ideia é poder fechar ciclos e planejar uma vida mais próspera, melhorar nossos relacionamentos, cuidar da saúde física e emocional, vencer traumas e evoluir.

Nesse período, muito se fala em “começar o ano com novas perspectivas”. Mas na verdade, para sair da zona de conforto é preciso tomar atitudes para que as mudanças aconteçam e vamos combinar uma coisa: não é preciso esperar encerrar ou começar um novo ano para darmos um novo rumo na vida.

O autoconhecimento tem sido uma busca de muitas pessoas que querem sair do sofrimento e da estagnação e para alcançar objetivos, muitas vezes é necessário ter um olhar mais profundo sobre nós mesmos, tocar nas “feridas”.

A “Cura da Alma” é um dos caminhos que muita gente vem buscando nesse processo. Para entender melhor sobre o tema, entrevistamos o Psicanalista, Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar, Aluísio Alves:

Terra do ManduNa sua opinião, quais os fatores estão levando as pessoas para tantos adoecimentos?

Aluísio Alves: Embora a humanidade esteja vivendo hiperconectada tecnologicamente, muitas pessoas estão desenraizadas. Vivem como se não pertencessem a nenhum clã familiar, a uma cidade, a um país: isso é um dos fatores que estão adoecendo as pessoas.

Outro fator é a banalização da vida e da morte junto com uma falsa noção de que tudo é descartável. O terceiro fator é uma profunda carência de amor, o que cria um imenso vazio existencial cada vez mais abafado pelo consumismo desenfreado e uma busca pelo instantâneo e pelo superficial. Tudo isso sob um grande toldo de materialismo exacerbado e individualismo que está destruindo o espírito humano.

TMMuito tem se falado em “cura”, como um todo, a chamada “Cura Integral”, como ela acontece?

AA: Nenhum desequilíbrio ou adoecimento acontece de forma isolada. Está em profunda conexão com fatores que envolvem muito mais do que o corpo ou a mente porque nenhuma pessoa está fora da teia da vida do seu grupo familiar, da empresa em que ganha a vida ou de outros grupos dos quais participa. Assim, a cura integral, reconecta o corpo, a alma, as relações em todos os níveis e a dimensão transcendental de cada um, ou seja, o espiritual.

TM – O que é a Cura da alma?

AA: É a atuação terapêutica na consciência individual, que anima o corpo, os pensamentos e os sentimentos. Sintomas de adoecimento físico ou emocional são sinais que a alma emite para alertar sobre suas necessidades mais profundas. Portanto, é nessa instância que ocorre a cura ou o tratamento da alma.

Em meus atendimentos venho aplicando além da Constelação Familiar, outros sistemas de cura, de reconexão com a saúde que, aplicados como apoios tem gerado às pessoas muita satisfação e resultados rápidos. A pessoa é estimulada a olhar mais profundamente para aspectos que podem levar a uma cura integral e de todo o seu sistema familiar, da vida profissional, das relações amorosas, das finanças pessoais e até de questões que a pessoa nem se dava conta.

TM Podemos dizer então que uma empresa, um empreendimento, um imóvel, eles possuem alma? Como a terapia atua nessas áreas?

AA – Toda empresa tem sua própria alma, uma força viva que integra o fundador, administradores e colaboradores.

O trabalho nas organizações é de abordagem sistêmica, portanto, procura apoiar os interessados em melhores resultados a ampliar suas percepções sobre o que está por trás dos êxitos ou dos fracassos ou problemas vivenciados.

Quando as posturas dos líderes se alinham com a alma da empresa e, a partir desse movimento, permite que os colaboradores também ampliem suas consciências acerca da força presente no empreendimento, algo se transforma e as soluções são encontradas.

TM – Nos dias de hoje, o que fazer para ter uma vida mais equilibrada?

A solução passa por muitos caminhos, devido à complexidade do ser humano. Porém, buscar o autoconhecimento, viver a cultura da paz e cuidar das relações com todos os seres do planeta são atitudes que geram muito equilíbrio e saúde.

*** Aluísio Alves também é Doutor em Educação Médica e ao longo de mais de trinta anos vem desenvolvendo técnicas de cura integral agregando conhecimentos na área da terapia breve, atende individualmente e em grupo em várias cidades do país, em Pouso Alegre tem desenvolvido esse trabalho há mais de seis anos.

Mais Lidas