Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Mais de 1,5 milhão de carros devem passar pela Fernão Dias para as festas de fim de ano

Concessionária faz integração com aplicativo Waze para avisar motoristas de problemas na rodovia. PRF lançou operação de Natal e pede cuidado com a chuva.

Começou o movimento nas rodovias para as festa de fim de ano. A saída para o Natal deve ser intensificada na tarde desta sexta-feira (22) e durante todo o sábado. O mesmo deve ocorrer na semana que vem para a saída de Ano Novo. Segundo a concessionária Arteris Fernão Dias, a expectativa que mais de um milhão e meio de carros passem pela rodovia entre São Paulo e Belo Horizonte. A concentração do tráfego deve acontecer nos dois extremos da rodovia: entre Guarulhos e Bragança Paulista e entre Contagem e Igarapé (MG).

 

Operação da PRF

A Polícia Rodoviária Federal lançou a zero hora de hoje a Operação de Natal. Agentes vão reforçar trechos estratégicos nas BRs, priorizando ações preventivas para redução da violência no trânsito, para reduzir o número de mortes nas rodovias federais. Em Minas Gerais serão, aproximadamente, 800 policiais, em escalas de revezamento, 23 radares e 200 etilômetros.

Aplicativo auxilia usuários da Fernão Dias

A concessionária Arteris informa que os usuários da Fernão Dias contam com mais um recurso tecnológico durante a operação de final de ano, o uso de informações do aplicativo Waze, além do reforço operacional em pista. O Centro de Controle Operacional (CCO), a partir de dezembro, passa a monitorar as ocorrências informadas pelos usuários do aplicativo (como acidentes e perigos na pista) e também sinaliza no app situações adversas, como bloqueio de faixa por acidente, filas e qualquer outra intercorrência, permitindo com que os usuários possam redobrar a atenção nos trechos com alerta.

Antes disso, os alertas que somente eram validados por outros usuários do aplicativo, com a parceria, passarão a ser verificados rapidamente pelo CCO. Assim, além de validar a informação, a concessionária poderá acionar recursos de forma mais efetiva e rápida para solucionar problemas. Vale ressaltar que o canal oficial para solicitação de atendimento entre usuários e as concessionárias segue sendo o telefone de 0800 ou diretamente nas Bases Operacionais.

O CCO é equipado com o Sistema Inteligente de Transporte, que é interligado a 10 painéis de mensagens eletrônicas nas rodovias e 223 câmeras de monitoramento. A integração da gestão de tráfego da BR-381 com o Aplicativo é um pioneirismo da Arteris em conjunto o Waze Brasil.