Em sessão tumultuada, vereadores de Pouso Alegre rejeitam projeto que previa discussão sobre LGBT nas escolas municipais

Magson Gomes / 15 novembro 2017

Proposta de vereador era para criar políticas de enfrentamento à homofobia. Representantes de igrejas, escolas e grupo LGBT lotaram a Câmara durante a votação. Faltou espaço para tanta gente. VEJA VÍDEO ABAIXO.

Centenas de pessoas foram à Câmara de Pouso Alegre (MG) nesta terça-feira (14). A maioria foi pressionar, manifestar contra o Projeto de Lei nº 7330 que criava a Política Municipal de Promoção da Cidadania LGBT e Enfrentamento à Homofobia. Mesmo sofrendo modificações, a proposta foi duramente criticada por igrejas, escolas e pessoas que se dizem defensores da família.

Não coube todos as pessoas no auditório da Câmara. Mais de 600 pessoas acompanharam a sessão.

A questão polêmica é que o projeto previa, em um de seus artigos, “criação de diretrizes que orientem a rede municipal de educação na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de ações que promovam o respeito e o reconhecimento da diversidade”; Para os contrários ao projeto, esse ponto permitiria a implantação da ideologia de gênero dentro das escolas do município.

O autor do PL, vereador Dr. Edson Donizeti (PSDB), voltou a afirmar, durante a votação, que a proposta tinha o intuito de garantir a dignidade e promover o respeito às pessoas que se encaixam no grupo LGBT (lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual ou transgênero).

“A população LGBT, sofre uma sobrecarga de preconceito em razão de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. São diversos os casos em que crianças e adolescentes são vítimas da intolerância por conta de sua orientação sexual, identidade e expressão de gênero”, afirma o vereador em sua justificativa.

O projeto foi rejeitado por 12 votos contra e apenas um a favor.

ASSISTA AO VÍDEO COM OPINIÕES A FAVOR E CONTRA O PROJETO:

Mais Lidas