Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Portal da Cidade começa a ser construído na Via Gastronômica de Pouso Alegre

Obras na de reurbanização na Avenida Tuany Toledo foram retomadas em maio deste ano, com previsão de conclusão no final de junho.

Desde 2011 a prefeitura de Pouso Alegre (MG) tem aprovado um projeto de revitalização e reurbanização da Avenida Tuany Toledo, denominada de ‘Via Gastronômica’ devido ao número de restaurantes e bares no local. As obras foram iniciadas e paralisadas algumas vezes. A última etapa foi retomada nesta terça-feira (24) que é a construção do Portal da Cidade.

Em maio deste ano, a prefeitura comunicou a retomada das obras, paralisadas na gestão anterior. A previsão era de conclusão dos serviços até 30 de junho. Porém, foram feitas as passagens elevadas para pedestres e os serviços interrompidos mais uma vez.

O projeto da Via Gastronômica e o Portal da Cidade

O projeto de reurbanização da “Via Gastronômica” compreende o trecho de 430 metros da Avenida Tuany Toledo. A obra recebe investimento do Governo Federal na ordem de R$ 429 mil, mais contrapartida da prefeitura de R$ 110 mil.

Já foram construídas as passagens elevadas para pedestres e a padronização das calçadas.

Projeto do Portal (Divulgação Prefeitura)

No início da avenida está sendo erguido um portal arquitetônico com o objetivo de se transformar em marco cultural e histórico. Seu desenho arquitetônico é uma figura geométrica que simboliza a abertura de um trinco de uma porta/porteira ensejando as “boas vindas das pessoas ao município”.

O portal terá estrutura metálica revestida com placas de alumínio. A cobertura será sustentada por tirantes metálicos suspensos (tipo a Ponte Estaiada). Nele será possível instalar um painel eletrônico com informações sobre a cidade. E próximo ao portal foi destinada uma área para futura instalação de cabine para informações turísticas da região.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Renato Soares Ramos, “a reurbanização e revitalização da Av. Tuany Toledo vai trazer para a entrada da cidade uma estética mais moderna, integrando os espaços gastronômicos com melhores condições de acesso e segurança aos pedestres”.