Portal da Cidade começa a ser construído na Via Gastronômica de Pouso Alegre

Magson Gomes / 24 outubro 2017

Obras na de reurbanização na Avenida Tuany Toledo foram retomadas em maio deste ano, com previsão de conclusão no final de junho.

Desde 2011 a prefeitura de Pouso Alegre (MG) tem aprovado um projeto de revitalização e reurbanização da Avenida Tuany Toledo, denominada de ‘Via Gastronômica’ devido ao número de restaurantes e bares no local. As obras foram iniciadas e paralisadas algumas vezes. A última etapa foi retomada nesta terça-feira (24) que é a construção do Portal da Cidade.

Em maio deste ano, a prefeitura comunicou a retomada das obras, paralisadas na gestão anterior. A previsão era de conclusão dos serviços até 30 de junho. Porém, foram feitas as passagens elevadas para pedestres e os serviços interrompidos mais uma vez.

O projeto da Via Gastronômica e o Portal da Cidade

O projeto de reurbanização da “Via Gastronômica” compreende o trecho de 430 metros da Avenida Tuany Toledo. A obra recebe investimento do Governo Federal na ordem de R$ 429 mil, mais contrapartida da prefeitura de R$ 110 mil.

Já foram construídas as passagens elevadas para pedestres e a padronização das calçadas.

Projeto do Portal (Divulgação Prefeitura)

No início da avenida está sendo erguido um portal arquitetônico com o objetivo de se transformar em marco cultural e histórico. Seu desenho arquitetônico é uma figura geométrica que simboliza a abertura de um trinco de uma porta/porteira ensejando as “boas vindas das pessoas ao município”.

O portal terá estrutura metálica revestida com placas de alumínio. A cobertura será sustentada por tirantes metálicos suspensos (tipo a Ponte Estaiada). Nele será possível instalar um painel eletrônico com informações sobre a cidade. E próximo ao portal foi destinada uma área para futura instalação de cabine para informações turísticas da região.

De acordo com o superintendente de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Renato Soares Ramos, “a reurbanização e revitalização da Av. Tuany Toledo vai trazer para a entrada da cidade uma estética mais moderna, integrando os espaços gastronômicos com melhores condições de acesso e segurança aos pedestres”.

 

Mais Lidas