Autoescolas de Pouso Alegre se unem e criam o Centro Educacional de Trânsito – CET

Magson Gomes / 02 outubro 2017

A partir de agora, os alunos das autoescolas farão as aulas de legislação em um mesmo lugar. O CET tem a capacidade de atender até 230 alunos ao mesmo tempo. O objetivo é melhorar a qualidade de ensino e diminuir os custos das empresas.

O Centro Educacional de Trânsito (CET) de Pouso Alegre, no Sul de Minas, já está funcionando. Essa é uma novidade que surge com a união de oito centro de formação de condutores da cidade e suas filiais. Apenas uma autoescola não aderiu ao projeto. Um prédio foi alugado para abrigar o centro educacional. São seis salas para as aulas de legislação de trânsito e uma sala com três simuladores de trânsito. A partir de agora, os alunos matriculados nas autoescolas serão direcionados para as aulas no CET. As aulas práticas continuarão de responsabilidade de cada centro de formação de condutores.

“O aluno vai continuar escolhendo qual autoescola vai tirar sua CNH. Depois de matriculado, a gente encaminha ele aqui para o CET”, conta Neri Caliman, dono de uma autoescola em Pouso Alegre. Neri ainda completa que o objetivo da união dos donos de autoescola é para garantir mais qualidade na aprendizagem do candidato e, ao mesmo tempo, diminuir os custos para cada autoescola que vai diminuir custos com aluguel de espaço, já que cada uma mantinha seu espaço para essas aulas de legislação, e ainda contratava os instrutores para as aulas de legislação.

Donos de autoescolas que se uniram na criação do CET

Luiz Antônio Lopes, dono de outra autoescola, explica que no CET será possível ter um sistema educacional mais forte, com metodologia e didática unificadas. “Nosso propósito e melhorar a qualidade de ensino. O aluno terá uma experiência mais proveitosa. O que ele aprender aqui em 45 aulas será para o resto da vida. Então, tem que ser feito com maestria”, afirma Luiz Antônio.

O diretor administrativo do CET, Ricardo Silva, destacou durante o evento de inauguração a responsabilidade que eles têm de formar cidadãos mais conscientes no trânsito. “Precisamos construir um trânsito cada vez melhor. Para isso vamos formar motoristas mais conscientes, para ele transmitir para toda a sociedade o que ele realmente aprendeu”.

Mais horários para atender as pessoas

A capacidade do CET é de atender até 230 alunos ao mesmo tempo. O horário de funcionamento do Centro será de segunda a sexta das 07h às 21h e aos sábados das 08h às 17h e com plantões aos domingos para atender as pessoas que querem tirar a carteira de motorista não tem tempo durante a semana. Segundo Luiz Antônio, haverá um rodízio das autoescolas para a oferta de aulas práticas aos finais de semana.

CET já existe em outras cidades mineiras

A união das autoescolas não é uma novidade apenas de Pouso Alegre. Outras cidades mineiras já têm o Centro Educacional de Trânsito funcionando. A medida já existe me Poços de Caldas, Patos de Minas e Uberlândia, por exemplo.

Mais Lidas