Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Pouso Alegre recebe coleta de lixo eletrônico neste sábado (30)

Tem lixo eletrônico aí na sua casa? Computador velho, rádio, TV, impressora, videocassete… então, todo esse material pode ser entregue durante a coleta do Lixo Eletrônico que vai ser em Pouso Alegre neste sábado (30), das 09h às 15h no Pátio da Rodoviária. A iniciativa é do Projeto Inatel Cas@Viva. Esta edição será especial já que contará com uma gincana. Nove escolas públicas e particulares da cidade se inscreveram para participar, e agora competem para saber quem arrecada mais lixo eletrônico.

Para interagir com as escolas, e deixar a disputa entre elas mais acirrada o Inatel criou o Torcidômetro: www.inatel.br/torcidometro. Nele os alunos e qualquer pessoa pode votar em sua escola de preferência. As três primeiras escolas a receberem mais votos ganharão mais pontos no total da coleta. As escolas até o 5º lugar receberão um troféu e a campeã uma TV de 42 polegadas.

“Em Pouso Alegre, nosso objetivo é de aumentar a conscientização na cidade, já tivemos outras oportunidades no município e agora voltamos com uma novidade que é de envolver as escolas de ensino médio, principalmente para levar a conscientização para estes alunos, que é mais importante do que a própria gincana em si”, comentou a responsável pelo projeto, Débora Constanti Justino Ribeiro.

Materiais que podem ser entregues

Mesmo não participando da gincana, a população de Pouso Alegre deve separar e encaminhar seu lixo eletrônico para o ponto de coleta. Podem levar monitores de computadores, telefones celulares, baterias e pilhas, computadores, carregadores, mouses, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, entre outros.

Esse tipo de material corresponde a 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso significa que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. Esses metais podem causar sérios danos à saúde e provocar a contaminação e poluição do meio ambiente. É importante salientar que a campanha não recolhe televisores e monitores de tubos abertos ou quebrados, além de lâmpadas fluorescentes. Os materiais recolhidos são enviados para reciclagem.

Além da coleta, as crianças terão um espaço interativo para colorir e brincar. O público também poderá conferir duas atividades realizadas pelos alunos da Cas@Viva com exposições, uma com as telas da oficina de Stencil e a de fotografia sobre o tema “Um olhar sobre minha terra”. Haverá também uma apresentação do grupo Sax In The Beats.

Após Pouso Alegre, Itajubá irá receber a coleta de lixo eletrônico no dia 21 de outubro.