Política

Estudantes de Pouso Alegre protestam contra fim de ensino médio na rede municipal

Terra do Mandu / 22 setembro 2017

Pedido para estado reassumir os 707 alunos foi feito pelo prefeito Rafael Simões (PSDB).

O município de Pouso Alegre mantém turmas de ensino médio em três escolas da rede municipal há, aproximadamente, 20 anos. Atualmente são 707 estudantes atendidos. Mas, no último dia 30 de agosto o prefeito Rafael Simões (PSDB) encaminhou requerimento à Superintendência Regional de Ensino (SRE) solicitando que o Estado de Minas Gerais reassuma essas turmas.

Diante da notícia, estudantes fizeram protestos para que ensino médio continue sendo bancado pelo município nas três escolas. Os alunos vestiram de preto e seguravam cartazes contra a medida da prefeitura, alegando que a despesa poderia ser mantida pelo município, como vem sendo feito nos últimos anos.

Estudantes do CAIC Árvore Grande, principalmente, têm conseguido se destacar nas notas do Enem entre as escolas públicas do país e garantido vagas em importantes universidades. Eles temem que a qualidade do ensino seja afetada com a mudança.

Alunos e ex-alunos também usaram as redes sociais para protestar. “Uma escola de tanta excelência como o Caic não pode ficar sem o ensino médio. Estudei muitos anos nessa escola e sou testemunha de sua qualidade, então estou contigo nessa luta”, postou uma ex-aluna na rede social.

Porque a prefeitura não quer mais o ensino médio

A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com a prefeitura, que informou que uma nota será enviada até a próxima segunda-feira (25) para explicar o caso.

Pelo que apuramos, a solicitação do município foi feita para atender a uma recomendação do Ministério Público Estadual que exige a oferta de mais vagas para a educação infantil. Por falta de espaço e orçamento, a saída encontrada pela prefeitura foi acabar com a oferta do ensino médio.

Segundo a lei de diretrizes e bases da educação nacional, é de responsabilidade dos municípios a oferta de vagas nos ensinos infantil e fundamental. O ensino médio é de responsabilidade do Estado. Mas a lei não proíbe municípios de manter todos os níveis da educação.

Onde ficarão as turmas hoje atendidas pelo município

As três escolas municipais que ofertam ensino médio são: CAIC do bairro Árvore Grande, CIEM do bairro Fátima e CIEM do bairro Algodão.

Os Estudantes do CIEM do bairro Fátima serão transferidos para a Escola Estadual Presidente Bernardes; e as turmas das duas outras escolas permanecerão no mesmo local, mas sendo atendidas pelo estado, como segunda unidade da Escola Estadual José Marque de Oliveira (Colégio Estadual) e Escola Estadual Monsenhor José Paulino.

Estudantes do CAIC Árvore Grande protestam. (Foto: reprodução Fernando Lima)

Mais Lidas