Casal de Pouso Alegre que mora na Cidade do México conta os momentos de tensão com terremoto

Magson Gomes / 20 setembro 2017

Francesco Zan e Sara Magalhães Coelho estiveram em Pouso Alegre no início do mês. O rapaz estava no 16º andar no momento do tremor. Sara estava em Acapulco (MX) e também sentiu os abalados em menor intensidade.

O terremoto que atingiu o México nesta terça-feira (19) deixou mais de 200 mortos. Mais de 100 vítimas apenas na capital, na Cidade do México. É lá que moram Francesco Zan, 30 anos, e Sara Magalhães Coelho, 25 anos. Os avós de Sara moram em Pouso Alegre e ela esteve no Sul de Minas a menos de 15 dias junto com o namorado, o Francesco que é gaúcho. No momento do tremor Sara tinha saído da cidade e estava em Acapulco. Mas Francesco estava em casa e sentiu toda a intensidade de magnitude 7.1 do terremoto que atingiu a capital.

A reportagem do Terra do Mandu conversou com Francesco. Ele trabalha no mercado financeiro e no momento do tremor estava trabalhando em casa, no 16º andar, o último do edifício. Ele conta que era impossível ficar de pé e se assustou quando viu objetos caírem das paredes. Veja o vídeo que ele nos enviou abaixo.

“A primeira coisa que fiz foi me levantar e ficar perto da porta onde fica a coluna mais forte do prédio”, relata o economista. Ele diz também que já passou por outros terremotos no país, mas intensidade desse foi muito maior. “Eu não conseguia me manter em pé, precisava ficar agachado, apoiado na parede. De repente eu via as portas e cortinas começarem a bater; me assustei quando vi que a TV caiu; outras coisas começaram a cair”.

Francesco conta que parecia que ele estava sobre uma cama e quatro pessoas subiram e começaram a pular juntas. “Parecia que o tremor durou dez minutos. Mas deve ter sido mesmo de um minuto, provavelmente”.

Após o tremor, Francesco saiu pela escada de serviço e outros moradores também estavam fora de seus apartamentos e não sabiam o que fazer paralisados. Ele pediu para todos descerem e ainda ajudou uma senhora de 80 anos que precisou descer carregando o oxigênio dela. Quando chegou na rua, os bombeiros e tantos outras pessoas já estavam lá fora.

A namorada de francesco, Sara Coelho, de Pouso Alegre, estava em Acapulco ontem e chegou na Cidade do México nesta quarta-feira (20). Os pais de Sara moram em Guadalajara (MX) e logo após o tremor já entraram em contato com os parentes em Pouso Alegre para contar que todos estavam bem. Os abalos maiores foram mesmo na região metropolitana da capital mexicana.

Francesco gravou o momento do tremor no apartamento onde mora, no 16º andar:

Mais Lidas