Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Vigilância Sanitária interdita borracharia com focos do mosquito da dengue em Pouso Alegre

Momento em que fiscal da Vigilância Sanitária interditava borracharia com mais de 500 pneus com água parada e larvas do mosquito Aedes aegypti

Essa foi a primeira ação desse tipo em Pouso Alegre com o fechamento do estabelecimento.

Uma borracharia foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal de Pouso Alegre nesta quarta-feira (26). O local estava infestado de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Em quatro visitas do agentes de zoonose foram encontradas 250 larvas testaram positivo para o mosquito.

“Esse número é muito alto nesse período que não tem chuvas. e a tendência no final do ano era aumentar muito mais”, fala o fiscal sanitarista, José Augusto Kawabe, que participou da ação de interdição do local.

Há 45 dias fiscais da Vigilância estiveram no local, notificaram o proprietário para retirar os pneus. Mas isso não aconteceu.

Os fiscais retornaram nesta quarta-feira e encontraram cerca de 500 pneus com água numa área da borracharia. Inclusive com larvas. Um teste vai verificar se são do Aedes Aegypti.

Após o fechamento do comércio, o proprietário deverá fazer a retirada dos pneus e receber nova visita da Vigilância Sanitária para ter o comércio reaberto. “Não adianta ele retirar da borracharia e levar para outro local que ocasiona essa situação”, explica o fiscal.

Essa foi a primeira ação desse tipo em Pouso Alegre. Uma lei municipal permite que o estabelecimento seja interditado caso não elimine os focos do mosquito.

De acordo com o departamento de Zoonoses da prefeitura, atualmente, existem 291 focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

O mosquito é transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.