Vigilância Sanitária interdita borracharia com focos do mosquito da dengue em Pouso Alegre

Magson Gomes / 26 julho 2017

Essa foi a primeira ação desse tipo em Pouso Alegre com o fechamento do estabelecimento.

Uma borracharia foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal de Pouso Alegre nesta quarta-feira (26). O local estava infestado de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Em quatro visitas do agentes de zoonose foram encontradas 250 larvas testaram positivo para o mosquito.

“Esse número é muito alto nesse período que não tem chuvas. e a tendência no final do ano era aumentar muito mais”, fala o fiscal sanitarista, José Augusto Kawabe, que participou da ação de interdição do local.

Há 45 dias fiscais da Vigilância estiveram no local, notificaram o proprietário para retirar os pneus. Mas isso não aconteceu.

Os fiscais retornaram nesta quarta-feira e encontraram cerca de 500 pneus com água numa área da borracharia. Inclusive com larvas. Um teste vai verificar se são do Aedes Aegypti.

Após o fechamento do comércio, o proprietário deverá fazer a retirada dos pneus e receber nova visita da Vigilância Sanitária para ter o comércio reaberto. “Não adianta ele retirar da borracharia e levar para outro local que ocasiona essa situação”, explica o fiscal.

Essa foi a primeira ação desse tipo em Pouso Alegre. Uma lei municipal permite que o estabelecimento seja interditado caso não elimine os focos do mosquito.

De acordo com o departamento de Zoonoses da prefeitura, atualmente, existem 291 focos do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

O mosquito é transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika.

Mais Lidas