Professor é atacado por cachorro de rua em Pouso Alegre

Magson Gomes / 21 julho 2017

Outras pessoas também foram vítimas dos animais. Centro de Bem-Estar animal informa que os cães só atacam se sentirem ameaçados.

O professor Ronaldo Nunes Dias chegava para mais um dia de trabalho numa escola que fica na Praça João Pinheiro, Centro de Pouso Alegre. A dez metros do portão, quando atravessava a rua, alguns cães também passavam pelo local, quando um deles avançou e mordeu a perna do professor.

“Sem mais, sem menos um deles me atacou. Chegou a sair sangue. Aí procurei um posto de saúde”, conta o professor.

Ronaldo Dias terá que tomar oito doses da vacina antirrábica e uma antitetânica. “Pouso Alegre esta infestado de cachorro na rua. Eu gosto de animais, mas uma política pública tem que existir em relação a isso”, pede o professor.

Durante atendimento na policlínica do São Geraldo o professor foi informado que era a segunda vítima da semana e a 15ª dos últimos dias que sofreram mordidas de cão de rua.

Outras pessoas ouvidas pela reportagem reclamam da quantidade de cachorros soltos pelas ruas de Pouso Alegre. Dona Iraci Ferreira brinca que tem mais cachorro que pessoas nas ruas. Ela também já foi atacada. “Andando na rua um simplesmente chegou por trás e deu uma dentada na minha perna. Do jeito que está não pode ficar neh”.

Cão que mordeu professor já foi recolhido pelo Centro de Bem-Estar Animal e será castrado

Momento em que o cão ‘Jacaré’ levado para o Centro de Bem-Estar Animal.

De acordo com a diretora do Centro de Bem-Estar Animal, Roberta Carvalho, os cães só atacam quando se sentem ameaçados por algum motivo. “Neste caso não podemos dizer por que não vimos”.

O cachorro que mordeu o professor e é conhecido como Jacaré. Ele é um vira-lata que vivia por vários locais da cidade e passou a ficar na Praça João Pinheiro, onde moradores tratam de outros cães. Após o ataque ao professor, o animal foi recolhido e levado para o Centro de Bem-Estar Animal.

“Ele é um animal dócil, bonzinho. Nós o recolhemos. Vamos fazer a castração e vamos tentar mudar um pouquinho o humor dele e tentaremos a doação”, conta a diretora.

Ainda segundo a diretora, jacaré é um cão saudável, sem nenhum tipo de doença. “Infelizmente foi uma fatalidade e nós já tomamos providência”.

Os outros cães que vivem na Praça João Pinheiro são castrados e vacinados por moradores da região.

Pouso Alegre não faz recolhimento de cães para abrigo em canil

O Centro de Bem-Estar Animal não funciona como canil municipal. É um local para estadia transitória de cães e gatos resgatados nas ruas e que necessitam de cuidados veterinários. “Infelizmente essa superpopulação de animais nas ruas acontece por causa da população que, por qualquer motivo, abandona os animais. Seja por doença, seja por mudança ou porque tem muitos e não quer mais. É uma irresponsabilidade que ocorre. As pessoas abandonam como se fossem lixo ou objeto”, explica Roberta.

Uma maneira para controlar a quantidade de animais é a castração. A diretora orienta que as pessoas façam a castração de suas fêmeas. O Centro de Bem-Estar já faz a castração das fêmeas no cio que vivem nas ruas. E todo animal levado ao Centro volta castrado.

Funcionamento do Castramóvel e do SAMUVET

Após quase um ano parado, o SAMUVET voltou a funcionar. É uma ambulância usada para resgatar cães feridos ou doentes.

Já o ônibus adaptado como clínica veterinária para funcionar como castramóvel está parado na garagem da prefeitura desde o ano passado e nunca foi colocado para funcionar desde que ficou pronto. O Castramóvel vai atender as pessoas de baixa renda que querem castrar suas fêmeas.

De acordo com a diretora do Centro de Bem-Estar, o Castramóvel vai começar a funcionar nos próximos meses, mas não tem uma data para isso ocorrer. “E só a castração é a solução para o tanto de animais abandonas nas ruas, não só de Pouso Alegre, mas no País inteiro”.

Mais Lidas