Vereador acredita que Copasa terá que devolver parte da taxa de esgoto cobrada em Pouso Alegre
Magson Gomes / 18 julho 2017
Magson Gomes / 18 julho 2017
90% sobre o valor do consumo de água deve ser nos casos de esgoto 100% coletado e tratado. Comissão da Câmara que estuda cobrança teve prazo prorrogado.
Na conta de água que o morador de Pouso Alegre recebe em casa, a Copasa cobra 90% de taxa de esgoto sobre o valor gasto no consumo de água. Por exemplo, se você gastou R$ 100 em consumo de água, sua conta virá de R$ 190. “Nós não temos a certeza se quem está pagando 90%, realmente está pagando pelo tratamento de esgoto que é colhido”, afirma vereador da comissão criada na Câmara Municipal para investigar a cobrança.
A cobrança da taxa de esgoto é feita, segundo a concessionária, pelo serviço de coleta e tratamento dos dejetos. Porém, esse serviço é questionado por moradores que dizem não ter o esgoto tratado. Há pontos de lançamento de esgoto a céu aberto pela cidade.
A Câmara Municipal criou uma comissão para investigar a cobrança dessa taxa. O prazo da comissão encerraria esse mês, mas foi prorrogado para mais 90 dias para concluir os trabalhos. O vereador Leandro Morais (PPS), relator da comissão, diz que estão ouvindo ambientalistas para apontar um tratamento de esgoto eficaz em Pouso A legre.
Os vereadores que compõem o grupo de investigação estiveram na Agência Reguladora de Saneamento Básico e Esgoto (ARSAE), em Belo Horizonte.
O vereador Rodrigo Modesto (PTB), secretário da comissão, disse que a taxa de esgoto tem três graus de cobrança. 90% do valor do consumo de água só deve ser cobrado para quem tem o esgoto totalmente coletado e tratado. Para quem tem o esgoto apenas coletado, a cobrança deveria ser de 50% sobre o consumo de água.
A comissão espera receber da Copasa o mapa de coleta de esgoto de Pouso Alegre. O vereador acredita que a comissão conseguirá ter resultados diferentes de outras comissões já criadas na Câmara para investigar o serviço da concessionária de água e esgoto.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu