Pouso Alegre

Estudante de Pouso Alegre disputa mundial escolar de karatê na Índia

Magson Gomes / 08 julho 2017

Bárbara Hellen é hoje a melhor atleta das Américas, após a conquista do bicampeonato pan-americano, e espera conseguir uma vaga para as próximas olimpíadas, quando estará com 20 anos.

Desde o ano passado, o karatê é um esporte olímpico. Em 2020, nas olimpíadas de Tóquio, a modalidade fará parte dos jogos. E esse é apenas um motivo a mais que faz a atleta pouso-alegrense Bárbara Hellen Rodrigues, de 16 anos, ter ainda mais garra, vontade de ir bem em todos os campeonatos que participa. Bárbara acaba de desembarcar na Índia onde disputará o Mundial Escolar de Karatê. O mundial escolar vai até o próximo sábado (15) e inclui outros esportes.

A galeria de títulos de Bárbara só aumenta a cada dia. A jovem é atual bicampeã pan-americana, pentacampeã brasileira, campeã nacional escolar e campeã sul-americana.

Mesmo com os compromissos de estudante, ela cursa ensino médio no IFSULDEMINAS, a atleta é dedicada aos treinos. São seis dias por semana, duas horas por dia de treinamento pesado com o técnico João Batista Rodrigues.

“Nos primeiros cinco meses do ano, Bárbara ganhou cinco títulos importantes, média de um título por mês. A karateca vem honrando a cidade de Pouso Alegre com os sucessivos títulos que vem obtendo”, comemora o técnico João Batista.

Bárbara é a única atleta mulher mineira na equipe brasileira que viajou para a Índia. Ela viajou com a delegação da Confederação Brasileira de Desporto Escolar. Outro atleta mineiro na delegação é Miquéias Theodoro Mendes, de Uberlândia.

Delegação brasileira a Índia, Bárbara está no centro da foto – divulgação.

Hoje, com os títulos conquistados, Bárbara Hellen é a melhor atleta das Américas em sua categoria. O objetivo dela é melhorar o desempenho a cada ano para, nesse percurso, conquistar uma vaga para as olimpíadas de Tóquio. “Em 2020 ela estará com 20 anos, no auge da forma física”, fala João Batista.

Mais Lidas