Pouso Alegre

Secretária de Educação explica exoneração de diretores de escolas de Pouso Alegre

Magson Gomes / 21 junho 2017

Quatro diretores já foram retirados de seus cargos. A medida é criticada porque os diretores foram eleitos pela comunidade escolar.

A exoneração de diretores de escolas municipais de Pouso Alegre feita pela Secretaria Municipal de Educação tem sido alvo de críticas pro parte de alguns vereadores na câmara. A vereadora Mariléia Franco (PSDB) disse em sessão ordinária que as exonerações estavam sendo feitas de forma autoritária. O Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Municipal (SIPROMAG) também se manifestou contra as demissões por considerar que as diretoras foram eleitas por pais de alunos e funcionários das escolas para o cargo de quatro anos.

Diante das críticas, a secretária municipal de Educação, Leila Fonseca, foi à Câmara Municipal para dar explicações. A secretária usou a tribuna durante a sessão ordinária dessa terça-feira (20) e justificou que pode existir algumas divergências entre os diretores e o que a administração quer fazer pela educação.

Então, a partir do momento que estamos lá fazendo esse trabalho com muita seriedade, algumas diretoras ou alguns diretores, não que eles não comungam do nosso pensamento, não é que eles não acreditam no que nós falamos, é que pode existir algumas divergências. Algumas formas de a gente interpretar como deve ser o desempenho dessa função”, explica a secretária.

Leila Fonseca afirmou que as exonerações são feitas após ouvir as equipes pedagógica e administrativa da secretaria. “Ao exonerar algumas diretoras, eu vejo que o barulho [críticas] acontece mais do lado de fora que do lado de dentro”, fala a secretária ao informar que as diretoras exoneradas entendem a decisão.

NOTA SIPROMAG

Em nota divulgada em sua página, o Sindicato dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Pouso Alegre, SIPROMAG, lamentou que a atual administração não estaria cumprindo a promessa feita durante a campanha eleitoral de “respeitar o processo democrático de eleição dos diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino”. A nota ainda conta que quatro Diretores foram exonerados nos primeiros meses do governo de Rafael Simões.

A exoneração dos Diretores eleitos pela Comunidade Escolar não é apenas ato que prejudica o profissional, mas representa falta de respeito com a comunidade que escolheu democraticamente seus gestores. O Magistério Municipal tem o processo de eleição democrática dos gestores como uma de suas principais conquistas”, diz a nota do SIPROMAG.

Mais Lidas