Cardápios em Braille serão exigidos em estabelecimentos de Pouso Alegre

Magson Gomes / 15 junho 2017

Proposta aprovada pelos vereadores segue para sanção do prefeito. Câmara também aprovou exigência de brinquedos adaptados para crianças com deficiência física.

Nesta semana, os vereadores de Pouso Alegre aprovaram em segunda e última votação dois projetos de lei que tratam de acessibilidade. Um deles torna obrigatório que hotéis, restaurantes, bares e lanchonetes disponibilizem pelo menos um cardápio em Braille para atender às pessoas com deficiência visual. De autoria do vereador Edson Donizeti, (PSDB).

De acordo com o vereador, o objetivo da proposta é dar mais inserção para as minorias. “Dá para o deficiente visual a possibilidade de se inserir na sociedade com mais dignidade. Poder se dirigir a um bar, restaurante e escolher o seu cardápio, o que vai comer…”, afirma o autor do projeto.

O vereador não vê dificuldades para os comerciantes se adequarem porque exige apenas um exemplar por estabelecimento. Ele acredita que pode até atrair mais pessoas para esses locais.

Lucy da Silva que é deficiente visual concorda com o projeto e diz que a pessoa com deficiência quer estar inclusa na sociedade. “Porque incentiva mais a pessoa com deficiência visual a integrar no nosso município e se valorizar mais”.

Essa lei já existe em outras cidades como Natal (RN), como mostra foto destaque, e Araraquara, interior de São Paulo.

Brinquedos adaptados para crianças com deficiência física

O outro projeto aprovado em última votação que aborda a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência é o de autoria do vereador Leandro Morais, (PPS). A proposta obriga a instalação de brinquedos adaptados em áreas públicas destinadas ao lazer e recreação para atender as crianças com deficiência física ou dificuldade motora.

Brinquedo de balanço adaptado, permite que crianças com e sem deficiência brinquem juntos (Foto Turismo Adaptado)

“O objetivo é dar oportunidade para aquelas crianças que têm algum tipo de deficiência, pode desfrutar dos espaços públicos, dos playgrounds para interação com outras crianças”, afirma Leandro Morais, que é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa diz que a proposta foi debatida em audiência pública.

O projeto prevê que os brinquedos adaptados sejam instalados quando houver construção de novos parques e áreas de lazer ou reformas dos já existentes.

O vereador cita o exemplo da cidade de Socorro, SP, onde existem vários parques e praças onde têm acessibilidade para as pessoas com algum tipo de deficiência e espera que Pouso Alegre siga exemplos como esse.

Ambas as propostas precisam ser sancionadas e regulamentadas pelo prefeito Rafael Simões (PSDB) para se tornarem leis.

Mais Lidas