Comerciantes reivindicam faixa de pedestre elevada na Avenida Vicente Simões

Magson Gomes / 06 junho 2017

Uma mulher morreu no local após ser atropelada. Acidentes são vistos todos os dias.

Atravessar a Avenida Vicente Simões no trecho entre os números 490 e 516, próximo à Rua Jaci Laraia, no bairro Santa Lúcia, em Pouso Alegre, é um teste de paciência, coragem e habilidade. Assista ao vídeo abaixo. Nos horários entre 11h e 13h e das 17h às 18h30 o fluxo de veículos no local é intenso, e é cada um virando para um lado. No local, segundo comerciantes e moradores, todos os dias tem acidentes.

A bioquímica Cibeli Costa tem um laboratório nesse local. Ela conta que, nos horários de almoço e fim de tarde, anda mais cerca de 300 metros à frente para conseguir atravessar com segurança para o outro lado da Vicente Simões. “Nos horários de pico a gente não consegue atravessar com tranquilidade aqui. Clientes meus reclamam. Da padaria aqui ao lado também. Já fizemos manifestações pedindo providências e nada foi feito até o momento”.

Os comerciantes e moradores fizeram manifestação após uma mulher morrer atropelada no local. O acidente foi no ano passado.

A dona da padaria que fica na esquina da Jaci Laraia com a Vicente Simões, Marilda Moreira Magalhães, afirma que já perdeu alguns clientes nos últimos anos porque eles têm medo de ficar atravessando de um lado para o outro para ir à padaria. “Principalmente as pessoas mais idosas que não tem como atravessar a Vicente Simões. Não tem uma faixa de pedestre. Tem feira na sexta-feira e o pessoal que mora do lado de baixo da avenida não consegui ir à feira”, conta Marilda.

Dias atrás, um poste foi arrancado com a batida na Avenida Vicente Simões.

Outra reclamação que justifica a necessidade de melhorias na sinalização é que a Avenida Vicente Simões virou uma pista de corrida. “Aqui tem horas que passa carro e moto que a gente assusta de ver a velocidade. Então, tem que tomar alguma providência”, conta uma moradora.

Pedestres, comerciantes, moradores e pessoas que trabalham nessa área cobram a implantação de faixas elevadas no local. Com o crescimento da cidade, o movimento só aumenta. Recentemente, a Superintendência Regional de Ensino também se instalou em um prédio nesse trecho. Os servidores relatam que demoram conseguir atravessar a Vicente Simões.

PREFEITURA DIZ QUE FAIXA SERÁ CONSTRUÍDA NO LOCAL

Entramos em contato com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. O diretor de Trânsito, Marcos Paco, informou que já existe o projeto para que seja construída uma faixa para pedestres próximo à Superintendência de Ensino.

Porém, não será faixa elevada. O diretor disse que para a construção da faixa com obstáculo teria que ser feito um estudo de viabilidade no local, com levantamento de quantidade de carros, números de acidentes…

o diretor informou que será feito um reforço na sinalização vertical para melhorar a segurança no trecho.

Marcos Paco disse que não dá para estabelecer um prazo para a faixa de pedestre ser construída naquele ponto e que será executado pela Secretaria de Obras.

Atualizamos o retorno da prefeitura às 08h15 07/06

Mais Lidas