Falta de iluminação pública gera insegurança para famílias em área de Pouso Alegre

Magson Gomes / 05 junho 2017

Acesso a condomínio com 176 apartamentos não tem um poste sequer com iluminação instalada. Famílias têm que andar um percurso de cinco minutos na total escuridão. Transporte púbico é outro problema.

Há pouco mais de um mês, as famílias que compraram seu imóvel no condomínio Solar das Ametistas, no bairro Pão de Açúcar, próximo ao bairro Faisqueira, na Rua Recanto das Águas puderam realizar o sonho de morar na casa própria. Mas, essa felicidade ainda não é completa. O problema é que o acesso ao condomínio ainda não tem uma lâmpada de iluminação pública sequer. Como o transporte público não vai até a rua do residencial, os moradores que voltam para casa à noite têm que percorrer um longo trecho em meio à escuridão.

Foto tirada pela moradora mostra o início do percurso na escuridão.

A moradora Natália Eduarda Teixeira conta que é muito escuro e é longe. Ela fez um vídeo com o celular enquanto caminhava entre o último ponto de ônibus e a portaria do condomínio. Veja no fim da reportagem. São 15 minutos de caminhada. “Só na parte que eu gravei vindo sem iluminação foram cinco minutos na escuridão”, diz a moradora que cobra os dois serviços, iluminação e transporte público. “A gente precisa disso urgente porque a gente é mãe de família. Eu venho sozinha. E muito perigoso”.

Dona Aldenora tem três filhos. Ela trabalha no shopping Serra Sul até às 23h. Mas, tem noite que não volta para seu apartamento porque não consegue mais transporte até o Pão de açúcar e tem que ficar na casa de parentes no bairro Belo Horizonte, que é mais próximo do shopping. Outras vezes, o filho mais velho tem que ir encontrar com ela a mais de dois quilômetros onde o circular passa naquele horário.

Os moradores acharam que a iluminação nos postes seria colocada imediatamente. Os responsáveis pelo condomínio disseram às famílias que a prefeitura iria fazer a instalação. Mas isso não ocorreu ainda.

O síndico do condomínio César Bernardo fala que já fizeram vários pedidos. “É muita insegurança descer esse bairro todo sem iluminação. Esperamos uma solução rápida porque as famílias estão necessitadas do transporte e da iluminação”.

Poliane reclama que são poucos horários de ônibus que vão até os bairros Pão de Açúcar e Monte Azul. “Meu marido sai de casa às 05h30 da manhã e tem que descer [até a avenida Antônio Escodeler] para pegar o ônibus porque não sobe até aqui. Essa dificuldade de horários prejudica muito”.

O QUE DIZEM PREFEITURA E PRINCESA DO SUL

Os postes estão instalados, faltam as luminárias.

A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com Cemig, Prefeitura e Viação Princesa do Sul para levar as reivindicações dos moradores do residencial da Rua Recanto das Águas.

Como os moradores já tinham sido informados, a Cemig já fez a parte dela em relação à iluminação que é a colocação dos postes de energia nas ruas de acesso ao local.

Agora, compete à prefeitura fazer a instalação das luminárias com as lâmpadas para clarear o caminho dos moradores.

Nossa reportagem falou no setor responsável por esse serviço na prefeitura dois dias seguidos, mas não obtivemos retorno sobre os motivos pelos quais as luminárias ainda não foram instaladas nos postes.

TRANSPORTE PÚBLICO

O gerente administrativo da Viação Princesa do Sul, Rogério Bertolucci, informou que a empresa colocou 13 novos horários de ônibus para atender a população dos bairros Pão de Açúcar, Bela Itália e Monte Azul. A medida foi tomada após reunião com representantes dos bairros.

O gerente da concessionaria de transporte ainda informa que não é possível o circular ir mais próximo ao residencial citado nessa reportagem porque a rua não tem infraestrutura de calçamento ou asfalto que permite do trânsito no local.

Mais Lidas