Pacientes que passariam por mutirão de cirurgia no HCSL registram B.O após ter procedimento cancelado em cima da hora

Magson Gomes / 27 maio 2017

Teve paciente que viajou mais de 100 km e saiu de casa ainda de madrugada. Hospital diz que falta de leito impediu os procedimentos.

O jardineiro Ed Mauro Aparecido, 35 anos, descobriu em março que está com um nódulo nas cordas vocais. O caroço já afeta a voz de Ed Mauro, que está bastante rouca, e a respiração. “Precisa tirar com urgência porque não sabe se é câncer ou não. Tem que fazer a análise”, conta o paciente.

Depois de algumas tentativas, o jardineiro conseguiu o agendamento para a tão esperada cirurgia para este sábado (27). Ed Mauro mora em extrema. Ele saiu de casa às 04h da madrugada, pegou a Fernão Dias e veio até Pouso Alegre para chegar às 06h no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, como estava marcado.

Na recepção do HCSL, ele recebeu a notícia de que a cirurgia não seria mais feita hoje. Não foi a primeira vez que cancelaram. “Teve uma outra data que foi marcada. Aí cancelaram, marcaram para julho, depois ligaram marcando para hoje. E hoje chegando aqui, cancelaram de novo e não sei o motivo”, lamenta.

OUÇA A ENTREVISTA COM OS PACIENTES:

Assim como Ed, outras seis pessoas também iriam passar por cirurgia na garganta neste sábado. Seria um mutirão para esses outros pacientes fariam a retirada das amígdalas. Todos tiveram que voltar para casa com o problema. É o caso da doméstica Vanilda Aparecida Moraes, que saiu de Inconfidentes também às 04h da manhã. Ela está há oito anos com o problema e não pode mais tomar antibiótico ou injeção benzentacil. “Eu não dormi essa noite, passando mal de nervoso, chega aqui eles desmarcam”.

A publicitária Letícia Brandão também faria a retirada das amígdalas. Ela conta que desde agosto do ano passado a cirurgia foi marcada três vezes e nenhuma deu certo. Por isso, ontem à tarde ela ligou no setor responsável no hospital para confirmar se estava mesmo tudo certo para o procedimento deste sábado e recebeu a confirmação que sim. “Me disseram que estava tudo certo, que eu poderia até consultar meu nome no cadastro do SUS. Que que aconteceria sem falta. E não aconteceu né?”.

Os pacientes chamaram a Polícia Militar e registraram um boletim de ocorrência. Eles alegam que foram informados que passariam pelo procedimento e seriam liberados ainda neste sábado.

O QUE DIZ O HOSPITAL

Através da assessoria de comunicação, a direção administrativa do Hospital das Clínicas Samuel Libânio informou que os leitos que estavam reservados para as cirurgias agendadas precisaram ser ocupados durante a madrugada devido a superlotação no Serviço de Urgências do HCSL. E que, infelizmente não há leitos disponíveis neste momento.

“O Centro cirúrgico estava todo preparado para receber os pacientes, porém devido a essa emergência não conseguimos atender e tivemos que desmarcar”.

Segundo a assessoria de comunicação, em breve a direção administrativa do HCSL agendará nova data para as cirurgias.

Mais Lidas