Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Bombeiros são chamados para resgatar criança que subiu em telhado de ginásio

O fato foi em Pouso Alegre (MG). O aluno tem diagnóstico de autismo e subiu sozinho a uma altura de mais de 15 metros.

[Notícia atualizada às 18h15 com nota enviada pela Secretaria Municipal de Educação]

Um início de tarde com muita tensão na Escola Municipal Antônio Mariosa (CAIC) do bairro Árvore Grande, em Pouso Alegre. Um aluno, ainda criança (não teve a idade divulgada), puxou uma escada que dá acesso ao telhado do ginásio poliesportivo da escola e subiu. Ele chegou a cerca de 15 metros da altura do chão, como mostram essas fotos, e não conseguiu mais descer. Foi preciso o Corpo de Bombeiros para resgatar a criança.

Bombeiros socorrem a criança – Foto Rede Social

Nós conversamos com o sargento André Batista, que coordenou os trabalhos para descer o menino. De acordo com o sargento, ao chegar no topo do telhado, a criança travou e começou a chorar. Foi então que foram acionados. “Foi um trabalho delicado, mas conseguimos resgatar a criança bem. Utilizamos as técnicas de salvamento em altura para garantir o resgate seguro do aluno”, conta o militar.

O trabalho de resgate durou 30 minutos. Antes da chegada dos bombeiros, um pai de aluno subiu um trecho da escada para acalmar a criança. Durante o trabalho dos bombeiros, a mãe do aluno também chegou no local.

Entramos em contato com a direção da escola CAIC do Árvore Grande. A informação é que as aulas já voltaram ao normal, depois do susto.

O que diz a Secretaria Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de educação de Pouso Alegre afirmou através de nota que o aluno, que é hiperativo, chegou na van escolar e, ao invés de seguir para a quadra onde são recebidos, deu a volta e subiu numa escada lateral que dá acesso ao telhado da quadra poliesportiva. Ainda segundo a nota, inspetoras da escola pediram para a criança descer, mas ela não obedeceu e chegou ao topo do telhado.

“O Corpo de Bombeiros foi acionado pela escola e conseguiu retirar a criança sem qualquer ferimento, e encaminhá-la aos cuidados médicos.

A Escola Municipal “Antônio Mariosa” (CAIC Árvore Grande) foi inaugurada há mais de vinte anos e é o primeiro incidente registrado com uma criança”, informa a nota.

VEJA O VÍDEO DA CRIANÇA NO TELHADO E O MOMENTO QUE OS BOMBEIROS CHEGAM: