Política

Prefeitura doa área onde CEMA construiria sede própria

Terra do Mandu / 10 maio 2017

Produtores rurais, que hoje pagam aluguel de R$ 40 mil, lamentam que voltam à estaca zero. Mesmo sendo favoráveis, vereadores tentam ficar dos dois lados, defender os interesses dos produtores rurais e do Grupo Cimed que receberá o imóvel.

O projeto foi enviado à Câmara pelo prefeito Rafael Simões (PSDB). A vereadora Mariléia Franco (PSDB) afirmou que, até momentos antes da sessão desta segunda-feira (09), os vereadores votariam contra a doação do terreno para o Grupo Cimed.

Mas, numa reunião realizada à tarde, com portas fechadas, decidiram ser a favor e aprovar a doação do terreno de mais de cerca de 50 mil m² para abrigar uma das indústrias do grupo farmacêutico que tem a promessa de gerar 100 empregos.

Mesmo sendo favoráveis, os vereadores ficaram cheios de justificativas para os produtores rurais.

A área que fica no bairro Chaves, às margens da BR 459, foi doado pela administração passada à associação dos produtores da Central Municipal de Abastecimento (CEMA). Mas faltava a prefeitura conseguir recursos para a construção da sede própria do Ceasa, como as pessoas também chamam a central de abastecimento.

Enquanto não vinha o local próprio, os produtores, que foram despejados do antigo CEMA, foram obrigados a alugar um barracão no bairro Cruz Alta, onde pagam R$ 40 mil de aluguel por mês, como mostra foto acima.

A construção da sede própria é uma reivindicação de mais antiga dos produtores. “Agora, sem o terreno, o sonho volta à estaca zero”, lamento um produtor.

O projeto foi aprovado em primeira votação por 13 votos. Apenas o vereador Odair Quincote (PPS), que é produtor rural, votou contra a proposta.

Na justificativa do prefeito e dos vereadores favoráveis à doação é que a empresa vai gerar empregos na cidade e que uma nova área servirá para a construção do Ceasa de Pouso Alegre.

Tais argumentos não convenceram os produtores que acompanharam a votação. Eles também garantem que geram mais empregos que qualquer empresa que exista no município.

Ouça a entrevista com o produtor rural Ayrton Muraoka:

MAIS UMA DATA COMEMORATIVA CRIADA

Outros projetos também foram votados na reunião desta semana. Entre eles, mais um que cria data comemorativa em Pouso Alegre.

Depois de criarem o Dia do Livro, o Dia do Ciclista e o Mês Novembro Azul, agora foi aprovado o Dia Municipal do produtor de morango.

Também foi aprovado projeto que assegura que os usuários do transporte coletivo possam desembargar pela mesma porta de embarque, sem passar pela catraca, isso para atender necessidades de pessoas obesas, mulheres grávidas, ou deficientes físicos.

E ainda foi aprovada uma alteração na lei que trata de animais soltos nas ruas. Após a apreensão, o prazo ficará mais curto para o dono requerer o animal e a multa ficará mais alta.

 

Mais Lidas