Notícia

Lepa se reestrutura para organizar eventos esportivos em Pouso Alegre

Magson Gomes / 11 abril 2017

Nova diretoria assume Liga Esportiva de Pouso Alegre com o intuito de trabalhar com planejamento e promover diversas modalidades esportivas na cidade. Um calendário de eventos já foi criado para este ano. O torneio de futebol society feminino já começou no último domingo.

No ano que completa 70 anos de fundação, a Liga Esportiva de Pouso Alegre (Lepa) se reestrutura para a cidade voltar a ter um calendário de eventos esportivos. O presidente que assumiu a liga no início desse ano é Ernani Braga, que foi vice-presidente de futebol do Pouso Alegre Futebol Clube no período que o time esteve na série A do Mineiro. Ernani é empresário e um incentivador do esporte.

Quem tem mais de 30 anos recorda dos memoráreis torneios de futebol que havia em Pouso Alegre. Numa época que tinha times como Cantareira, Madureira, Rodoviários, Olaria, Bangu, e o mais tradicional e conhecido Pouso Alegre Futebol Clube.

Até início da década de 80, quem organizava os campeonatos com a presença desses times era a Liga Esportiva Municipal de Amadores (Lema). Por isso, aquele campo ao lado do hospital ficou conhecido como Campo da Lema, mas sempre foi do PAFC.  Com o acesso do PAFC à elite do Campeonato Mineiro, a Lema se reestruturou e passou a se chamar Lepa, Liga Esportiva de Pouso Alegre. Porém, o time se afundou, a Lepa também se desorganizou.

A liga nunca deixou de existir. Mas não havia programação, planejamento. “Acontecia campeonatos, à vontade do presidente, sem planejamento. A Lepa vai voltar a ser uma liga atuante para todas as modalidades esportivas”, afirma o novo presidente da liga.

Calendário de eventos esportivos

Ernani Braga e o prefeito Rafael Simões na abertura do torneio feninino

No último domingo a Lepa já deu o pontapé para essa retomada de eventos. Foi realizado a abertura do 1º Torneio Feminino de Futebol Society. Os jogos vão até o mês que vem e são disputados no bairro cidade Jardim.

E já tem programado um campeonato de futebol com adolescentes para o mês de maio, corrida regional de rua para julho e em setembro terá a 1ª Taça Cidade de Pouso Alegre, que será com time amadores e terá a final do dia 19 de outubro, no aniversário da cidade.

“A intenção é que a Taça Cidade de Pouso Alegre se torne um evento maior, com participação de equipes de todo o Brasil, como é a Taça São Paulo”, conta Ernani Braga.

Sede e dívida da Lepa

A nova sede da Lepa fica na Avenida Vicente Simões. O quadro de diretoria é formado por pessoas voluntárias e que tem um histórico de envolvimento com o esporte ou com o setor de administração de empresas. Mas também terá quadro de funcionários para ter expediente como uma empresa e atender as pessoas que buscam os serviços da liga.

De acordo com Ernani Braga, a diretoria passada da Lepa emprestou o cnpj da liga para pessoas organizarem bingos e não foram pagos os impostos devidos a partir desses bingos. Com isso, a Lepa tem hoje uma dívida que gira em torno de R$ 400 mil.

A Lepa tem um terreno de mais de 3 mil m² próximo ao Manduzão que poderá ser utilizada parte dele para quitar essa dívida.  Braga também fala que a liga está aberta para receber ajuda dos empresários. Inclusive, a liga pode ser beneficiada com o imposto de renda de empresas, que é uma entidade que tem o título de utilidade pública desde 1957.

“A nossa intenção é de colocar Pouso Alegre em destaque em eventos esportivos no estado. Hoje nós somos a 17ª cidade de Minas Gerais, com um potencial desse tamanho, não temos nada organizado. É um desafio. Convido a todos pouso-alegrenses, e quem escolheu Pouso Alegre para viver, para trabalharmos juntos para que a cidade também avance no esporte”, finaliza Ernani Braga.

Mais Lidas