Notícia

Mãe treina caratê para incentivar filho no esporte

Magson Gomes / 09 abril 2017

Garoto de 10 anos já disputa e ganha campeonatos Brasil afora e sonha ser campeão mundial. O menino iniciou e ainda faz aulas no Projeto Social Santo Antônio, Prossan.

Filho dando chute e soco na mãe; e a mãe revidando. É assim que a professora Bárbara Melo treina caratê junto com o filho Gabriel Melo, de 10 anos. O esporte entrou na vida de Gabriel quando ele tinha cinco anos. A mãe, que tem 35 anos, para incentivar o filho e ajudá-lo a treinar, também decidiu praticar o esporte. Os dois começaram no Projeto Social Santo Antônio, Prossan, da comunidade de mesmo nome em Pouso Alegre. Após cinco anos treinando, Gabriel já disputa e ganha medalhas Brasil afora.

A professora começou no esporte em 2014. Além de treinar no Prossan e em uma academia, os dois treinam em casa. “Ele me ensinando, vai melhorando. E foi isso que aconteceu”.

Gabriel no alto do pódio em Uberlândia (Arquivo pessoal)

A mais recente medalha de ouro de Gabriel foi conquistada em Uberlândia, durante o campeonato mineiro deste ano. O garoto já venceu disputas no circuito do Sul de Minas e também já foi para disputa do campeonato brasileiro em Goiânia. “Lá ele não ganhou, mas foi uma vitória muito grande de conseguir chegar lá. Isso é muito importante para incentivar crescer. Porque filho, se a gente não fica de olho, vai embora e a gente perde para o mundo. E eu não quero isso para o meu filho”, diz a professora Bárbara.

A mãe conta que a prática do caratê tem influenciado e melhorado o comportamento do filho de maneira geral. “O crescimento pessoal é muito grande. A gente vê que ele é maduro; sabe tomar as decisões. Na escola as notas são boas. O esporte leva a criança para uma disciplina, assim, exemplar, principalmente o caratê que tem toda uma filosofia de vida”, ela explica.

O carateca mirim diz que gosta muito do esporte, já fez vários amigos e viaja bastante. “Não tem muito contato com o corpo. As vezes tem umas pegadinhas, mas não é nada não”, diz ele que ainda completa, “a gente aprende a se defender, dar socos, mas não é para sair na rua brigando”.

Sobre ter a mãe treinando junto, ele diz que é ótimo. “Sempre me incentivando lá na arquibancada, gritando, gravando… as vezes quando eu perco, ela vai lá, me ajuda, fala ‘ oh, não foi dessa vez, vamos treinar para na próxima ganhar”.

O sonho de Gabriel é ser bicampeão mundial como o seu ídolo, Douglas Brose. O gaúcho Douglas Brose é referência internacional no esporte. E o garoto Gabriel já tem até o sonho de um dia, quem sabe, disputar uma olimpíada, já que o caratê passa a integrar os jogos. “Treinar, treinar, para chegar lá e ganhar”, diz confiante.

Projeto Social Santo Antônio – Prossan

O Prossan onde Gabriel ainda treina com a mãe Bárbara está completando 15 anos em 2017. O projeto nasceu para oferecer modalidades esportivas para as crianças da comunidade. Além do caratê, tem capoeira, jiu-jitsu e outras atividades como artesanato, música e reforço escolar.

O Prossan funciona na antiga igreja do bairro e sempre necessita de novos voluntários para ministrar aulas e cursos oferecidos à comunidade.



Mais Lidas