Famílias acampam no Jd Redentor, enquanto esperam liberação de casas

Magson Gomes / 05 abril 2017

Mulheres e crianças estão dormindo em barracas para pressionar a liberação dos imóveis e pela falta de onde ficar. O prazo inicial de conclusão e entrega do conjunto era julho do ano passado.

Cansados de esperar a entrega dos imóveis do conjunto habitacional Jardim Redentor, algumas famílias contempladas com um imóvel decidiram montar barraca em frente das casas.

Desde o ano passado as casas estão prontas, mas a Caixa Econômica Federal, responsável pelo contrato de construção, alega que as famílias só poderão receber as chaves após toda infraestrutura do conjunto estiver pronta.

Leia também: Famílias vigiam conjunto habitacional para impedir invasão

A reportagem do Terra do Mandu esteve no conjunto habitacional Jardim Redentor nesta quarta-feira, 05, e conversou com algumas pessoas. Até o momento, cinco famílias já estavam montando suas barracas.

Thamara oliveira foi para o local com três filhos, todos menores de 10 anos, um deles de nove meses. Thamara, que está desempregada, conta que está morando em um porão. “Minha salvação é essa casa sair logo. Não tenho salário para contar. Como fui contemplada depois de 11 anos esperando, acho um absurdo ficar esperando agora. O mais importante já terminaram, que são as casas”, diz ela.

Outra beneficiada que está numa barraca é Elenilde de Fatima Gomes. Ela fala que a uma situação triste, ter que ficar ali no chão frio com os filhos pequenos. “As casas estão prontas há mais de ano. Não tem nada que mexer dentro da estrutura que a gente vai morar. As obras do lado de fora são detalhes que não impedem de a gente morar aqui. A população cansou. A única forma que a gente encontrou foi tentar sensibilizar os responsáveis”, explica Elenilde.

As famílias afirmam que vão permanecer acampados até a entrega das casas. “Decidimos vir pra ficar. Independe se vai ser mais dez ou 60 dias para entregar as casas. Não vamos sair daqui porque não temos para onde ir”.

O que diz a Caixa e a Prefeitura

A informação da Caixa e da Prefeitura é que o conjunto será entregue ainda neste primeiro semestre.

Anteriormente, a prefeitura informou que, com frequência, tem cobrado a Caixa Econômica Federal sobre o andamento das obras. E que a Caixa respondeu também em nota que o conjunto será entregue ainda no primeiro semestre de 2017.

A prefeitura informou ainda que não é responsável direta pela construção do conjunto residencial, por tanto, não responde pelos atrasos.

Já a Caixa tem informado que “a entrega do empreendimento do Minha Casa Minha Vida é definida somente após a conclusão das obras do empreendimento, das obras de infraestrutura externa, legalização do empreendimento e aceite das concessionárias, de forma a garantir condições de habitabilidade, conforme determina o Ministério das Cidades, gestor do programa”.

Mais Lidas