Notícia

Exposição ‘Retratos’ traz expressões faciais de idosos anônimos

Terra do Mandu / 24 março 2017

São 14 registros do fotógrafo Chiarini Júnior que estão expostos no SerraSul Shopping. A mostra fica em cartaz até 30 de abril.

É na face que o tempo esculpe com perfeição as marcas da vida. Os traços do sorriso, do choro, da aflição, da surpresa, da felicidade e da tristeza se fundem em contornos repletos de histórias de vida. Mas quem se interessa pelas marcas de expressão? Pelas histórias de tantos anônimos? Os questionamentos levaram o fotógrafo Chiarini Júnior a realizar o trabalho “Retratos”, uma série de fotos que registra a expressão de pessoas anônimas, que trazem no rosto as marcas de sua história de vida. A mostra está em exposição na galeria do Foto Clube, no SerraSul Shopping, em Pouso Alegre.

“A ideia era fotografar gente simples, comum, aquele cidadão normalmente desconhecido”, conta Chiarini. O primeiro a ser clicado pelas lentes do fotógrafo foi um aposentado “que costuma tocar sua gaita em frente ao Banco do Brasil em busca de uns trocados para completar sua renda”, lembra.

As fotos foram feitas em outubro de 2016, ao longo do período eleitoral. O fotógrafo aproveitou as caminhadas que fazia ao lado do candidato com quem trabalhava para fazer os registros. Além de trazer luz a rostos ignorados, o trabalho também é uma forma de contraposição ao padrão de beleza reproduzido pela “mídia e as grandes corporações”, que, segundo Chiarini, “tentam nos empurrar um padrão de beleza física que, nem de longe, é encontrado no dia a dia”.

Beleza de gente comum

Retratos parte de uma aspiração nobre: “mostrar a beleza de gente comum, principalmente daqueles com uma certa idade, já com uma bagagem de sofrimento na vida”, explica o fotógrafo. O foco nas expressões faciais funciona como uma marca texto sobre as linhas que contam as histórias de um livro.

Afinal, como sublinha Chiarini, “quem já viveu muita coisa boa e ruim” tem muito a nos ensinar e muito a nos mostrar, apesar de quase sempre serem ignorados. A mostra tem entrada gratuita e está aberta à visitação até o final do mês de abril.

Sobre o fotógrafo

Fotógrafo profissional desde fevereiro de 2013, Chiarini Júnior é membro do Foto Clube Pouso Alegre. Professor de fotografia, já ministrou três cursos de Iniciação à Fotografia pelo SENAC de Pouso Alegre. Seu trabalho já foi exposto em duas mostras individuais: “Olhar Noturno” e “Força e Honra”; e em três coletivas: “Splash”, “Vencedores do Desafio do Mês 2015” e “Paralaxe”.

É também o fotógrafo oficial do time de futebol americano Pouso Alegre Gladiadores. Atua também no registro de eventos sociais, ensaios e eventos religiosos.

Serviço: Mostra de fotografia: ‘Retratos’

Onde: SerraSul Shopping

Rodovia Juscelino Kubitscheck – BR 459 – Km 107 – Ipiranga

Quando: Até 30 de abril

Horário: Das 10h às 22h, de segunda a sábado; das 12h às 22h em domingos e feriados.

Evento gratuito

Foto: Exposição ‘Retratos’, de Chiarini Júnior

Com informações: Ascom SerraSul

Mais Lidas