A obra de duplicação da ponte sobre o Rio Sapucaí Mirim colaborou com a segurança do trecho que recebia constantes reclamações da população
Era rotina. Toda semana havia notícias de acidentes próximo à ponte sobre o Rio Sapucaí Mirim, na BR 459, em Pouso Alegre. Por muitos anos. As vítimas, na maioria das vezes, eram moradores do bairro Belo Horizonte que passavam pelo local de bicicleta ou a pé, disputando espaço com os carros e eram atropelados. Também era comum acidentes envolvendo veículos devido ao estreitamento da pista no local. Mas, após a duplicação da ponte, concluída em 2013, a Polícia Rodoviária Federal passou a registrar menos acidentes no trecho.
De acordo com relatório da PRF, nos últimos dois anos (2015 e 2016) foram registrados 13 acidentes entre os quilômetros 104 e 105 da BR 459, com uma morte. Porém, nenhum desses acidentes foi sobre a ponte, como ocorria antes da duplicação.
O empresário Antônio César Tirelli possui comércio no bairro Belo Horizonte há mais de 20 anos. Ele sempre passou pelo trecho e relata que após a duplicação da ponte não ouviu falar de acidentes “Antes era muito comum ter acidentes nesse trecho, muitos ciclistas e trabalhadores que passavam a pé foram atropelados, inclusive com vítimas fatais. Após a duplicação da ponte e criação da passarela não ouvi mais falar de acidentes nesse trecho. Essa obra foi uma conquista e garantia de segurança para gente que sempre passa por aqui”, afirma o empresário.
A obra recebeu recursos do Governo Federal de cerca de R$ 4 milhões e consistiu na construção de uma nova ponte, na restauração da antiga e na criação de passagens para pedestres protegidas por barreiras de concreto. Na época, a obra foi colocada na pauta do Ministério dos Transportes por meio do deputado federal Odair Cunha, atual secretário de Estado de Governo.
Além de segurança, a obra melhorou o fluxo de veículos no local. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2016, o trecho registrou apenas oito ocorrências e nenhuma com morte. Outro fator apontado para a redução dos acidentes é a instalação de radares entre os quilômetros 104 e 108 da BR-459.
“É gratificante ver que a obra de fato trouxe mais segurança para os pedestres e motoristas que trafegam pelo local. Aquele trecho sempre foi local de muitos acidentes e sempre recebi pedidos para que alguma providência fosse tomada. Na época, em 2010, consegui trazer o Ministro dos Transportes para verificar a importância da obra para nossa região. Já em 2012, as obras foram iniciadas e inauguradas. Hoje a obra propicia mais segurança e tranquilidade aos moradores e motoristas”, reforça o deputado Odair Cunha.