Ciclistas se arriscam entre carros nas ruas de Pouso Alegre

Magson Gomes / 16 março 2017

No último final de semana, um pedreiro que estava numa bicicleta morreu atropelado na Avenida Perimetral. Prefeitura diz que irá criar faixas exclusivas para ciclistas.

No último sábado, 11, o pedreiro Mauri Paiva, de 53 anos, se desequilibrou ao desviar de um ônibus estacionado na Avenida Perimetral, uma carreta que passava pela avenida atingiu o pedreiro que morreu na hora. Essa semana, a reportagem do Terra do Mandu foi às ruas de Pouso Alegre conversar com pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Todos citam a falta de segurança e os riscos que correm ao disputar espaço entre carros, caminhões, ônibus e carroças.

Leia também: Pedreiro de 53 anos morre atropelado na Av. Perimetral

Abordamos o jardineiro Paulo Donizete Teixeira próximo do local do acidente do fim de semana. Ele anda com sua bicicleta pela Avenida Perimetral todos os dias. E naquele trajeto ele também tem uma triste recordação: o pai morreu atropelado por um caminhão há 20 anos. “É perigoso andar aqui. Meu pai há 20 anos morreu aqui. Um caminhão passou por cima dele. Ele estava de bicicleta também”.

Valdir Alves, que vai trabalhar de bicicleta, fala que se não prestar muita atenção, dá problema. Os carros estacionados tiram o espaço do ciclista. “Aperta a gente, fica ruim demais passar. Eu tenho que atravessar a cidade inteirinha para ir para o serviço”, conta ele.

O aposentado Naílton Beraldo Rosa vai do bairro São Cristóvão ao Centro da cidade. Os riscos estão em todo o percurso. E diz que preciso andar com muita cautela. Até mesmo para desviar de outros ‘bicicleteiros’. “Se a gente tivesse ciclovia, algum apoio ficaria mais interessante e mais pessoas poderiam usar esse meio de transporte”.

Faixas para ciclistas

Para dar mais segurança para quem usa a bicicleta como meio de transporte, o diretor de trânsito, Marcos Paco, afirma que serão criadas faixas para ciclistas na cidade. Segundo ele, já estão sendo confeccionadas placas de sinalização vertical para implantar a medida. O diretor afirmou ainda que a intenção é criar as faixas nas ruas mais movimentadas que cortam a cidade.



Mais Lidas