Adolescentes se arriscam em circuito de arvorismo danificado no Parque Natural

Magson Gomes / 11 março 2017

Sem equipamentos de segurança. Nenhum funcionário do parque estava no local para supervisionar ou proibir a brincadeira. Arvorismo não consta na lista de atividades permitidas no local.

A reportagem do Terra do Mandu flagrou crianças e adolescentes se arriscando, sem nenhuma proteção, no circuito de arvorismo instalado no Parque Natural Municipal de Pouso Alegre. E o pior, trilha nas árvores apresenta problemas com cordas arrebentadas em alguns pontos e falta apoio para pisar. O flagrante foi feito nesse sábado, 11, por volta do meio-dia. (veja o vídeo no fim da matéria)

Mesmo diante de tal situação, um grupo de crianças se esforçava para atravessar o circuito. Na outra ponta, para descer, utilizavam-se de um pedaço de pano para improvisar uma mini tirolesa.

Um adulto que acompanhava o grupo se aventurou levando uma criança de menos de cinco anos nas costas, passando por uma rede de cerca de dois metros de altura.

Há dois circuitos de arvorismo instalados no parque. Um está totalmente interditado, impossível de acessá-lo. Já esse onde o grupo brincava não consta nenhum aviso se está proibido o uso, apesar de estar precisando de reparos.

Talvez o mais preocupante é que não havia nenhum funcionário no parque naquele horário. Muito menos alguém supervisionando a utilização do circuito, já que se trata de algo de risco.

Mesmo sem supervisão e com circuito precisando de reparos, as crianças e adultos presentes no passeio estavam felizes, e nem se importando com esses detalhes.

Nas normas do Parque Natural, com as permissões do local, não está presente a prática de arvorismo. Pode fazer piquenique, caminhada ecológica, atividades físicas, contemplar a natureza, usar a academia ao ar livre e o playground. O circuito de cordas entre árvores não está entre eles.



Mais Lidas