Motoristas desinformados deixaram carros estacionados na faixa exclusiva por mais de 30 minutos, impedindo que a medida funcionasse perfeitamente.
A faixa exclusiva para ônibus na rua Silviano Brandão, que liga o centro de Pouso Alegre ao bairro são João, era para estar totalmente liberada às 18h dessa segunda-feira, 06. Porém, mesmo diante de avisos deixados por agentes de trânsito, alguns motoristas ‘esqueceram’ seus carros estacionados dentro do corredor além do horário.
O ambulante Dirceu Josias da Silva foi um desses motoristas. Ele disse que não viu o aviso e deixou o carro dentro da faixa exclusiva e foi trabalhar. “Eu estava sabendo que ia acontecer isso. Eu não sabia que dia que ia acontecer”.
Mesmo diante desses desencontros, o diretor municipal de trânsito, Marcos Paco, avalia que o primeiro dia foi um sucesso. “Estamos muito satisfeitos. Não precisamos guinchar nenhum carro. Os comerciantes colaboraram avisando as pessoas para não estacionar depois das 18h. E 90% do corredor funcionou na maior parte do período”, afirma o diretor.
Motorista de circular ouvido pela reportagem do Terra do Mandu considera que o corredor pode até ajudar, mas deveria começar mais cedo. “Ajuda. Só que o horário de pico começa às cinco da tarde. Tinha que começar pelo menos às quatro horas”, afirma o motorista que gasta de 15 a 20 minutos para fazer o percurso de menos de um quilômetro.
Para o comerciante Geraldo Alves, a partir das 18h dá para fazer essa experiência. “Mas no horário comercial durante o dia e inviável para o comerciante”.
A faixa exclusiva para ônibus na rua Silviano Brandão é um teste. Se apresentar resultados de fluidez no trânsito, com os passageiros dos ônibus chegando mais cedo em casa, a medida será ampliada para outras vias da cidade.